UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

PROP realiza primeira reunião anual do CPIT para fortalecimento da pesquisa na UESPI

Por Roger Cunha 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), realizou  a primeira reunião anual do Comitê Interno de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CPIT). O encontro, coordenado pelo Pró-Reitor da PROP, professor Dr. Rauirys Alencar, e pelo diretor de Pesquisa, professor Dr. Reginaldo Silva, aconteceu no auditório do Palácio Pirajá, em formato híbrido, permitindo a participação de membros do Comitê Externo que não puderam comparecer presencialmente.

reunião anual do Comitê Interno de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CPIT)

O principal ponto da pauta foi a discussão e aprovação do novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que manterá o mesmo quantitativo de bolsas do ano anterior. A reunião também buscou ampliar a participação colegiada do Comitê nas decisões institucionais sobre pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Segundo o professor Dr. Rauirys Alencar, a reunião teve um papel importante na pesquisa na UESPI. “Hoje estamos tendo a nossa primeira reunião anual do Comitê Interno de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, o CPIT. O encontro, coordenado pelo diretor de pesquisa, professor Reginaldo Silva, também acontece de forma híbrida, permitindo a participação dos membros do Comitê Externo. Nossa principal pauta é o lançamento do próximo edital do PIBIC, que está com sua minuta pronta e sendo discutida para aprovação. Em breve, enviaremos o edital para publicação, assegurando o mesmo quantitativo de bolsas do ano passado”, afirmou.

reunião anual do Comitê Interno de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CPIT)

O diretor de Pesquisa, professor Dr. Reginaldo Silva, destacou a importância do processo de discussão do edital dentro do Comitê. “Antes do lançamento do edital, precisamos discutir suas normas e regramentos com o Comitê. Embora o formato seja semelhante ao dos anos anteriores, esse processo é necessário. Nossa ideia é concluir essa discussão hoje para que possamos lançar o edital o mais breve possível, provavelmente na próxima semana”, explicou.

Sobre possíveis diferenças em relação ao edital anterior, o professor Reginaldo Silva destacou a intenção de ampliar o número de bolsas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). “Ainda vamos discutir essa possibilidade com o grupo, mas a proposta é que os alunos contemplados pelo PIBITI possam receber um valor adicional para o desenvolvimento de suas pesquisas. Isso, porém, depende da aprovação orçamentária”, explicou.

A reunião do CPIT reforça o compromisso que a universidade tem em ampliar a participação nas decisões sobre pesquisa e desenvolvimento tecnológico, promovendo um ambiente de discussão e planejamento entre alunos, professores e pesquisadores.