PROP: Confira mais sobre os eventos SPC, SIC E SIT em Parnaíba

Por Anny Santos

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) começou hoje, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), os eventos XXIII Simpósio de Produção Científica (SPC)XXII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o II Seminário de Inovação Tecnológica (SIT). De hoje até o dia  18 de outubro, no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, os eventos irão acontecer de forma presencial e online.

A solenidade de abertura, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), contou com a presença do Reitor da instituição, Professor Dr. Evandro Alberto, destacando que os eventos materializam os esforços e investimentos que vêm sendo realizados na pesquisa por meio dos programas dentro da universidade.

“Tudo isso reúne trabalhos que são a materialização do esforço de cada estudante e professor, que se empenha na pesquisa. Parnaíba foi uma escolha acertada, tudo ocorre conforme o planejado. Além do que está sendo apresentado, trouxemos o resultado do Edital UESPI-TECH 2023, que disponibiliza o valor total de 500 mil reais, sendo diluído em 20 projetos de pesquisa, no valor de 25 mil reais cada”, ressalta.

Os eventos têm como objetivo divulgar os resultados das pesquisas e inovações desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UESPI vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de projetos que envolvam demais pesquisadores, estudantes de pós-graduações e até mesmo pesquisas de outras instituições.

Nesta edição, o SIT visa projetos que envolvam desenvolvimento tecnológico e inovação.  Os inscritos nos eventos puderam escolher entre participar de forma online ou presencial. O espaço foi aberto à participação de pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e, até mesmo, interessados de outras instituições de ensino superior.

O Pró-Reitor da PROP, Professor Dr. Rauirys Alencar, destacou que a partir desta edição os eventos passam a ser itinerantes, também levando os projetos para os centros e campi do interior. Dessa forma, cada campi prestigia as atividades de pesquisa, iniciação científica e tecnológicas realizadas em cada localidades. Este ano, podem participar estudantes de graduação e de pós-graduação.

“Parnaíba vive um momento único na sua história em termos de desenvolvimento, em termos de atração de investimentos e também de fortalecimento como um polo de pesquisa. Esta é uma cidade universitária por excelência e a UESPI, dentro deste contexto, está trabalhando no sentido de impulsionar esses projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, assim como o despertar do espírito empreendedor de seus docentes e alunos. Temos aqui um evento híbrido com cerca de 780 inscritos e apresentação de quase 500 trabalhos“, destaca.

A UESPI ofereceu transporte gratuito para os discentes entre alguns campi da universidade até o município de Parnaíba. Além disso, 100 vagas foram disponibilizadas para o alojamento daqueles que optaram por realizar as apresentações de forma presencial.

O Diretor do Núcleo de Inovação Tecnologia (NIT), professor Tales Antão, afirma que os eventos visam disseminar a cultura de inovação tecnológica dentro da universidade, além de estimular a produção cientifica na UESPI. “Estamos felizes por poder oportunizar essa integração e divulgação científica. Os eventos também oportunizam o fomento de pesquisas que pensam no mercado produtivo local, a partir da pesquisa aplicada”.