UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Projeto Murais de Poesia abre inscrições para oficina de leitura na UESPI

Por Roger Cunha

A poesia, uma das mais profundas formas de expressão humana, ganha novos horizontes na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através do Projeto Murais de Poesia, uma iniciativa cultural e extensionista coordenado pelo professor e poeta Nilson Moura.
Aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU/UESPI), o projeto busca integrar a poesia ao cotidiano da comunidade acadêmica, transformando tanto os espaços físicos da universidade quanto a percepção dos leitores e não leitores.

Projeto Murais de Poesia, uma iniciativa cultural e extensionista

Com uma trajetória literária que inclui os livros Um Minuto (2018) e Os Nomes e a Gente (2022), Nilson Moura está à frente da iniciativa que tem como colaboradora a professora Dra. Márcia Edilene, do curso de Letras Português, além de uma equipe de estudantes comprometidos com a divulgação da literatura piauiense. “O projeto nasceu de uma inquietação que se originou a partir da percepção de que poucas pessoas leem obras literárias”, explica Moura, refletindo sobre sua experiência pessoal e a importância de formar novos leitores. Essa preocupação é uma das bases do projeto, que visa não apenas expor poemas, mas também estimular o público a se envolver com a arte literária.

O Projeto Murais de Poesia tem como objetivo principal transformar espaços e pessoas por meio da poesia, promovendo a produção literária de poetas piauienses no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Segundo Nilson Moura, “espera-se também converter pontos específicos nas estruturas físicas da universidade em espaços de exposição e divulgação de poemas e autores”, trazendo a literatura para o dia a dia da comunidade acadêmica. O projeto inclui atividades como oficinas de escrita poética, incentivo à doação de livros de poetas locais para a Biblioteca Central da UESPI e a leitura de obras de autores piauienses, criando uma dinâmica de interação entre escritores, leitores e os espaços da universidade.

O Projeto Murais de Poesia tem como objetivo principal transformar espaços e promove a produção literária de poetas piauienses

A seleção dos poetas para as oficinas de escrita poética foi feita a partir de um processo de inscrição, onde cada participante enviou um poema autoral. “A equipe de discentes do projeto selecionou 15 poetas, a partir da leitura dos poemas enviados”, detalha Moura. Esses poetas, após participarem das oficinas, terão seus trabalhos expostos nos murais do campus, criando uma nova forma de interação entre os frequentadores da universidade e a poesia. A fase atual do projeto está focada na finalização e reescrita dos textos, que em breve serão exibidos.

Além da valorização da produção literária local, o projeto tem como missão promover a cultura piauiense, dando visibilidade tanto a autores consagrados quanto a novos talentos. “Estamos trabalhando para trazer à tona nomes como Da Costa e Silva e H. Dobal, mas também queremos dar espaço para poetas que ainda não são amplamente conhecidos”, afirma Moura. Ao ampliar o acesso à poesia, o projeto espera inspirar leitores e escritores, contribuindo para o fortalecimento da cultura literária no Piauí e, de forma mais ampla, no Brasil.

A importância da poesia na cultura piauiense é destacada por Moura, que ressalta a tradição do estado na poesia popular, especialmente no cordel e no repente, além de contar com importantes poetas da poesia formal. “A poesia é uma das formas mais antigas que o homem utiliza para expressar seus sentimentos, emoções, indignações e pensamentos”, observa ele, enfatizando como a literatura pode ajudar na formação de indivíduos mais reflexivos e conscientes de seus direitos e deveres. “Uma sociedade que tem consciência de seu papel sabe escolher melhor seus representantes e cobrar deles o resultado que se espera de um gestor público”, complementa.

Além da valorização da produção literária local, o projeto tem como missão promover a cultura piauiense

O projeto Murais de Poesia está com inscrições abertas para a Oficina de Leitura – Todo dia é dia de poesia. A oficina será realizada com base na leitura de livros de poesia escritos por autores nascidos no Piauí, cujos exemplares estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Central da UESPI, Campus Poeta Torquato Neto. Discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade podem participar, assim como aqueles que tenham acesso aos exemplares das obras a serem lidas.

A relação completa dos livros está disponível no Instagram do projeto: @muraisdepoesia, onde a lista de obras é atualizada periodicamente. As atividades acontecerão de forma remota, por meio de grupos no WhatsApp e encontros virtuais.

Link para inscrição: Formulário de Inscrição.