Projeto de Ginástica Laboral na UESPI Promove Saúde e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho

Por Cássio Sousa

Os estagiários do curso de Educação Física estão promovendo, através de um projeto de extensão, a prática da ginástica laboral nos setores da UESPI do campus Poeta Torquato Neto.

Essa modalidade de exercícios físicos, realizados no próprio local de trabalho, tem como objetivo principal prevenir lesões e promover o condicionamento físico dos colaboradores, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida no ambiente profissional. A ginástica laboral é especialmente importante para àqueles que passam longas horas em atividades que exigem repetição de movimentos ou posturas estáticas.

O projeto de extensão leva ginástica laboral para os setores da UESPI

O projeto conta com a participação de seis estagiários do curso de Educação Física, os quais se dedicam a atender em média 3 setores do campus por dia. Esses estagiários são selecionados por meio de um edital e são preparados para serem devidamente capacitados, levando assim a prática da ginástica laboral diretamente aos colaboradores de cada setor, através de exercícios de contração e alongamento para áreas específicas do corpo, além de dinâmicas grupais para o fortalecimento da percepção corporal e mental.

A coordenadora do programa, Professora Renata Batista, ressaltou a importância da ginástica laboral como um ato fundamental na consolidação de um ambiente de trabalho mais saudável, além do projeto fomentar ainda mais a formação acadêmica dos estudantes constituintes do programa. “Essa prática é de extrema importância para capacitar os estudantes para o mercado de trabalho e obterem experiência prática com essa área promissora. A ginástica laboral é uma atividade indispensável em qualquer ambiente de trabalho pois ajuda a aliar a saúde ao bem-estar profissional”, pontuou a docente.

Ação de extensão executada na ASCOM UESPI

Para a bacharel do 5° período do curso de Educação Física, Luziane Cruz, a atividade proporcionada pelo estágio é de suma importância em sua formação profissional. Segundo ela participar de um projeto de extensão como esse é uma oportunidade única para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade, além de desenvolver habilidades de liderança, trabalho em equipe e empatia. “Os reflexos disso na formação acadêmica são significativos, pois proporcionam uma visão mais prática e ampla das questões de saúde e qualidade de vida no ambiente profissional,. Além disso, é gratificante participar da ginástica laboral, os colaboradores se sentem mais motivados, engajados e valorizados pela empresa, o que impacta positivamente o clima organizacional e a satisfação no trabalho. E fazer parte do projeto me deixa cheia de gratidão”, finalizou a estagiária do projeto.