UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Programa de Residência Pedagógica da UESPI da continuidade ao projeto “PRP móvel: Subprojetos em evidência”

Por Giovana Andrade

O projeto “PRP móvel: Subprojetos em evidência” desenvolvido pelo Programa de Residência Pedagógica(PRP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deu continuidade aos subprojetos do programa promovendo reuniões técnicas nos Campi.

No último dia 24 deste mês, aconteceu uma visita técnica junto ao Campus Dom José Vásquez, na cidade de Bom Jesus, sob orientação da Docente Orientadora, Profª Joquebede Dias dos Santos Nunes, Subprojeto Pedagogia e no dia 25 no Campus Prof. Ariston Dias Lima, na cidade de São Raimundo Nonato, sob a orientação da Docente Orientadora Profª Cristiane Maria Marcelo, subprojeto de História.

Em ambos subprojetos foram evidenciadas ações desenvolvidas em cada curso, com o objetivo de aproximar as experiências, elevando a corresponsabilidade entre as escolas-campo e a universidade, gerando espaço para debates e apresentações de demandas específicas, bem como, metodologias aplicadas.

Nas reuniões, fizeram-se presentes gestores das escolas-campo, preceptores e residentes, além das docentes orientadoras e da coordenadora institucional do programa na IES, Profª Kátia Magaly Pires Ricarte.

A Profa. Dra. Kátia Magaly Pires, Coordenadora do programa, explica que os participantes são estimulados a refletirem e compreenderem, historicamente, como acontece do programa e, atualmente, como ele se desenvolve, qual a postura docente na sala de aula e junto da comunidade acadêmica, a importância da interação e inovação metodológica, alguns aspectos de formação psicossocial e científica integrados aos conteúdos de cada Subprojeto e o compartilhar de experiências obtidas no primeiro módulo do programa.

“A diminuição dos grupos ampliou as discussões específicas, aumentou o poder de fala nos grupos durante o compartilhar das experiências. Observou-se mais integração nos encontros. O primeiro módulo traz um levantamento das atividades produtivas que estão sendo desenvolvidas durante a formação inicial docente e a qualidade das metodologias aplicadas. Dessa forma, acredita-se que os futuros docentes da UESPI, ao se formarem, estarão preparados para o mercado de trabalho, atuando como protagonistas na educação”.

Próximas reuniões:
15 e 16 de junho de 2023 – Campus Parnaíba, Piripiri e Campo Maior, Subprojetos de Biologia, Interdisciplinar (Sociologia e filosofia), Pedagogia, Letras Português, História, Física e Letras Inglês;
24 e 25 de agosto – Campus Picos, Oeiras e Floriano, Subprojetos de Biologia, Educação Física, Letras Português e Pedagogia.