Programa da Uespi realiza feira de livros para ajudar animais que vivem no campus

Por Anny Santos

Voluntários do Programa denominado “Convivência ética entre animais humanos e não humanos: uma questão de saúde e educação” da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizam feira de livros no espaço coberto do CCHL, todas as sextas-feiras, de 08h às 12h, no campus Poeta Torquato Neto.

Formado por professores, alunos e servidores da nossa instituição, o grupo atua desde 2013, uma década, realizando atividades de alimentação, cuidado e avaliação veterinária, campanhas de doação e castração, além de feiras para arrecadar fundos que servem diretamente e exclusivamente para os cuidados dos animais.

A iniciativa é coordenada pelas professoras Eline Chaves de Abreu Almendra, do curso de Agronomia, e Maria Teresa de Alencar, do curso de Geografia. Eline Chaves relata que é gasto, mensalmente, cerca de 2 mil reais com compra de ração para os animais, sendo o valor arrecadado através das ações realizadas e das doações feitas por voluntários e pessoas das comunidades interna e externa a instituição.

Precisamos realizar dentro da Universidade atividades de conscientização para que as pessoas entendam que esses animais estão aqui, vivem conosco e pertencem a comunidade e que, portanto, são de responsabilidade de toda a comunidade. Esses animais recebem cuidados todos os dias, como troca de água e reposição de ração, então é importante termos auxílio”, destaca a professora.

Professoras Eline Chaves de Abreu Almendra, do curso de Agronomia, e Maria Teresa de Alencar, do curso de Geografia

Agora o grupo passa a atuar de forma institucionalizada ao se cadastrar pela Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) como um programa continuo, que realizará atividades de extensão para garantir certificação de horas complementares aos alunos participantes, além de contribuição social a comunidade em que vivem.

Como participar?

Alunos e professores de qualquer curso, além de técnicos, podem participar das ações enviando um e-mail para elinechaves@cca.uespi.br informando o interesse.

A Coordenação do curso de Agronomia está recebendo doações de rações e também objetos e livros para as feiras realizadas no campus.

PIX para doações: (86) 9 9938-8389