Professores da UESPI são contemplados com bolsa de produtividade científica do CNPQ

Por Clara Monte

Os Docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Pitagoras Pinheiro e Bárbara Melo, são os mais novos  contemplados, este ano, para receber bolsa de produtividade científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq).

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROP), Rauirys Alencar, esses resultados representam o avanço do ensino e pesquisa da Uespi, visto que o número de professores da instituição contemplados com bolsas de produtividade do CNPQ tiveram um aumento dobrado desde 2021.

“Essa conquista representa uma melhora da quantidade e, principalmente, na qualidade da produção científica desenvolvida pelos professores da UESPI. É ainda um reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido por eles. Isso implica em melhora nos indicadores de qualidade da UESPI, refletindo na formação dos nossos alunos, sejam eles da graduação ou da pós-graduação”.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publica uma vez no ano o edital oportunizando bolsas remuneradas por 36 meses entre as diversas áreas do conhecimento. O programa leva em consideração, entre outros pontos, o fator de impacto ou Qualis das produções científicas do participante; contribuição da área específica à geração de conhecimento, formação de recursos humanos de excelência e os setores considerados prioritários e estratégicos para o país.

O professor de matemática, Pitagoras Pinheiro, conta que seu projeto é direcionado a estudar equações matemáticas que modelam problemas físicos quando se considera a evolução dos problemas durante a evolução temporal. Ele fala que a bolsa é um aspecto simbólico do reconhecimento ao mérito profissional de um cientista e contribui para a melhoria do seu projeto e currículo.

“Essa bolsa é concedida após o processo avaliativo do impacto de publicações, atuação profissional e adicionalmente um projeto de pesquisa proposto. Assim, tenho certeza que bolsas de produtividade possuem um peso considerável em editais, isso é um adicional e um diferencial quando se busca recursos para projetos e/ou bolsas de estudos para alunos”.

Professor de Matemática, Pitagoras Pinheiro

Bárbara Melo, professora do curso de Letras-Português, campus Clóvis Moura, tem como título de sua pesquisa “A Escrita na Graduação e na Pós-Graduação sob o viés dos letramentos acadêmicos” , e afirma que o suporte financeiro das bolsas contribui em seu projeto para mais aquisição de livros e participações em eventos científicos.

“Com este estudo, pretendemos analisar produções escritas por alunos da graduação e da pós-graduação, observando a condução, distribuição e organização das informações como elemento indicador dos letramentos acadêmicos dos estudantes da Universidade Estadual do Piauí. Esse projeto tem como foco contribuir muito para as melhorias da educação e essa bolsa vai servir de importante incentivo para desenvolver-la, pois valoriza muito o trabalho de nós pesquisadores”, finaliza a docente

Professora de Letras-Português, Bárbara Melo