Professoras da UESPI participam do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor)

Por Anny Santos

Professoras do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), de Teresina, participarão nesta quarta-feira (06) às 19h, do 4° e penúltimo esquenta do ENEJor. Elas falarão sobre o tema  “O ensino de jornalismo em tempos instáveis” e a mesa será transmitida pelo canal da ABEJ no Youtube.

As docentes em questao são as professoras Clarissa Carvalho, Rosane Martins, Samária Andrade, Sammara Jericó e Sônia Carvalho.

A UESPI participará da 21º edição do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) que ocorre de 20 a 22 de abril, de forma híbrida (online e presencial) na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

Teresina será a primeira cidade do Nordeste a sediar esse encontro nacional, após vinte edições do evento. A capital possui o papel de promover os debates acerca do ensino do jornalismo nessa nova realidade ocasionada pela pandemia da Covid-19. O encontro é endereçado a todos que possuem interesse nas interfaces do jornalismo.

Organizado pelo departamento de jornalismo da UFPI, com apoio da UESPI, Faculdade R. Sá e Centro Universitário Estácio, o evento contará com a participação de professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes de todo o país, juntamente com palestrantes de fora que, de maneira remota, contribuirão para as discussões. Na ocasião, será entregue, pelo terceiro ano, o Prêmio Abej que confere reconhecimento a professor (a) de jornalismo.

Segundo a profa. Samaria Antrade, antes da abertura oficial estão sendo realizadas oficinas, palestras e mesas redondas, uma por semana, com o intuito de promover discussões sobre o jornalismo. “Hoje, a mesa conta com a participação de cinco professoras da UESPI que irão debater sobre o ‘Ensino de Jornalismo em Tempos Instáveis‘, com a finalidade de estimular a participação do público e promover a discussão sobre temas relevantes para o Jornalismo”, pontua.

As atividades são transmitidas pelo zoom, pelo canal da Abej no Youtube e pelos perfis oficias da Abej nas redes sociais. A UESPI, participante da Comissão Organizadora, possui dois dias de mesas redondas exclusivas com professores dos campi de Teresina e Picos, sendo hoje (06) com professores de Teresina e na próxima quarta (13) com professores de Picos.