Professora e alunos de Administração lançam e-book sobre Educação Financeira Infantil

Por Leonardo Dias

Foi lançado nessa semana o e-book titulado Educação Financeira Infantil: guardar e gastar com equilíbrio na editora da Universidade Estadual do Piauí. Os alunos do curso de Administração Rubens Araujo Filho, Felipe Oliveira e a professora e Pró-Reitora Adjunta de Planejamento e Finanças, Joseane Leão, produziram o material com a proposta ajudar e apresentar soluções para crianças sobre a educação financeira.

O livro nasceu do projeto de Extensão Universitária (PIBEU 2021 – 2022), com o objetivo de utilizar novas ferramentas digitais para despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas ou privadas para a educação financeira. A linguagem do livro é simples e direta, com conteúdos que contem muitos exemplos e histórias práticas.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo para as redes de ensino nas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio elenca a necessidade de haver o ensino de educação financeira nas escolas”, ressaltou Joseane Leão, coordenadora do projeto de extensão.

A coordenadora do projeto destaca que o e-book é um resultado de muito esforço e dedicação para promover o incentivo ao público infantil, no sentido de que as ações e informações repassadas possam contribuir para o fortalecimento do senso de responsabilidade e maturidade para lidar com dinheiro na vida adulta.

“Buscamos apresentar algumas dicas, conceitos básicos e ideias focadas na formação de senso crítico sobre a relação com o mercado. Dessa forma, ressaltamos a importância do dinheiro, de ter uma reserva ou poupança, de ter metas e objetivos pré-estabelecidos, bem como sistematizar um plano focado em critérios de prioridades. Focamos na reflexão daquilo que é mais básico quando se estuda economia: a ideia de escassez e a importância de se atribuir valor às coisas”, destaca a professora Joseane.

O aluno Rubens Araujo disse que a experiência em participar do livro Educação Financeira Infantil: guardar e gastar com equilíbrio e ajudar muitas crianças futuramente foi um momento enriquecedor na sua formação.

“Realizar uma atividade de extensão na Universidade Estadual do Piauí é sinônimo de impactar a sociedade como um todo. Para mim, como aluno, é uma honra participar desse projeto e semear mudança no meio que eu vivo. A importância de enriquecer o currículo do aluno por meio de atividades de extensão se dá justamente para a atuação da universidade fora das paredes dela. O aluno cria empatia e desenvolve habilidades que o mercado exige”, finaliza.

E-book

O E-book pode ser baixado no site da Editora da UESPI.