Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Professora da UESPI ministra palestra sobre o sono nesta segunda-feira (21)

Por Arnaldo Alves

A professora Daisy Ikeda, do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ministra uma palestra na Semana do Sono 2022, nesta segunda-feira, ás 17h, através da plataforma Google Meet.

A palestra da docente tem como tema “Importância do conhecimento do sono para os profissionais da área da saúde”.

Segundo ela, o sono é muito importante para a saúde em qualquer faixa etária e os profissionais podem melhorar a sua avaliação, perguntando sobre o sono do seu paciente, dando orientações de como dormir melhor e encaminhar o paciente para especialistas do sono, caso haja suspeita de algum distúrbio do sono.

“Há relação direta entre o sono e o sistema imunológico, do sono com hipertensão arterial sistêmica e Diabetes Mellitus tipo II. Há crianças com diagnóstico de TDAH (transtorno déficit de atenção e hiperatividade) que pode ser sono de má qualidade, pois os comportamentos são semelhantes e há doenças do sono que os profissionais desconhecem, portanto os pacientes não são diagnosticados de forma precisa”, explica Daisy Ikeda.

A Semana do Sono é organizada pela Associação Brasileira do Sono e a professora é a representante da nossa instituição. O evento acontece até o dia 24 de março. Confira a programação completa no site.