Professor e alunos da UESPI desenvolvem projeto sustentável no campus Clóvis Moura

Por Anny Santos

O prof. Dr. João Paulo Centelhas, do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, desenvolve com alunos o Projeto Gestão Ecológica de Resíduos Orgânicos e Paisagismo Produtivo: instrumentos para a soberania alimentar, no próprio campus da instituição.

Organizado em etapas e desenvolvido com mais 6 alunos do curso de Geografia, desde novembro de 2021, o projeto consiste na reciclagem dos resíduos orgânicos do campus, reaproveitando cerca de 150 sacos de materiais que eram destinados a lixões e aterros sanitários. Após a reciclagem o material transforma-se em terra preta, rica em nutrientes e preferencialmente usada para o cultivo.

Vanessa Inácio, estudante do 8° período do curso de Geografia no campus Clóvis Moura, e o prof. Dr. João Paulo Centelhas

Segundo o idealizador do projeto, prof. Dr. João Paulo Centelhas, no ponto de vista da Ecologia da Paisagem, que estuda e procura melhorar os processos ecológicos no ambiente e ecossistemas particulares, as ações também propiciam uma ilha de área verde para animais que circulam no meio urbano.

“Trabalhamos dentro de uma metodologia chamada Sistemas Agroflorestais, onde utilizamos os princípios dos ecossistemas e das florestas para pensar a agricultura, ou seja, o modo como podemos promover a agricultura, produzir alimentos e ao mesmo tempo gerar melhor qualidade do solo e maior biodiversidade”, destaca o professor.

Os alunos do curso de Geografia, voluntários do projeto, participam de todas as etapas desenvolvidas e realizam encontros semanais que promovem debates referentes as metodologias aplicadas. A ação possibilita que a área de plantio possa ser utilizada como uma ferramenta pedagógica para o ensino básico, trabalhando conteúdos escolares de forma mais lúdica e experimental, fora da sala de aula e dentro de uma perspectiva interdisciplinar.

Área de plantio do projeto

Vanessa Inácio, estudante do 8° período do curso de Geografia no campus Clóvis Moura, destaca a importância do projeto. “Essa área não era utilizada, então é interessante trabalhar nela. Esse projeto é importante para o campus e nos ajuda a compreender melhor o conteúdo e como podemos trabalhar isso como futuros professores”.

O prof. Dr. João Paulo Centelhas defende os benefícios da otimização dos espaços urbanos para a produção dos alimentos, em um contexto de pico inflacionário e crescimento agressivo do preço dos alimentos, onde trabalhar a agricultura urbana é aproximar o produtor do consumidor, o que acarreta na diminuição do gasto de combustíveis fósseis e gasolina.