Professor e discentes têm trabalhos de PIBIC aprovados para o Congresso Latino Americano de Ciência do Solo (CLACS)

Por Clara Monte

O professor Sammy Matias, docente do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Corrente, está participando do Congresso Latino Americano de Ciência do Solo (CLACS) e ainda representando discentes que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da instituição, que enviaram 10 trabalhos científicos.

O evento, realizado em Florianópolis, é uma referência de grande impacto em pesquisa, tecnologia, inovação, ensino e extensão rural na área da Ciência do Solo e áreas afins em toda a América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O professor, Sammy Matias expressou seu orgulho ao afirmar que todos os 10 projetos enviados, originados do PIBIC/Uespi, foram aprovados para o evento após uma avaliação criteriosa dos resumos e análises de acompanhamento dos trabalhos.

Professor, Sammy Matias, presente no Congresso Latino Americano de Ciência do Solo (CLACS).

“Esse evento é o maior do Brasil e da América Latina na área de solos. Ele traz a oportunidade da integração dos alunos com estudantes das diversas regiões do Brasil e também com estudantes de fora do país. Essas integrações podem trazer oportunidades de novos conhecimentos/ideias e até oportunidades de emprego. Além disso, existe a integração das pesquisas, possibilitando o surgimento de parcerias e, consequentemente, de novas pesquisas.”

João Marcos Guedes Souza, um dos discentes da Universidade Estadual do Piauí, do curso de Agronomia, teve seu trabalho aprovado para apresentação no evento Solos Floripa 2023. Sua pesquisa consistiu em analisar a variação da condutividade elétrica do solo em áreas com diferentes manejos, buscando observar se o manejo causaria alguma interferência no atributo. Embora não tenha podido estar presente no Congresso, João Marcos Guedes Souza demonstra gratidão pela oportunidade de participar de um evento acadêmico de grande renome.

Banner do trabalho do discente, João Marcos Guedes Souza.

“Ter um trabalho com meu nome em um evento tão grandioso quanto o Solos Floripa 2023, um evento internacional com pesquisadores da América Latina e até de outros continentes, é uma oportunidade única para demonstrar que nós da Universidade Estadual do Piauí valorizamos a Ciência. Pessoalmente, acredito que essa participação pode abrir muitas portas no futuro. Foi extremamente gratificante poder fazer parte desse evento, e por isso, gostaria de agradecer primeiramente à Universidade Estadual do Piauí e ao Professor Sammy Sidney, pela oportunidade de participar do evento”, finaliza o discente.

Para mais informações sobre o evento, acesse.