Por Clarissa Monteiro
O professor Mestre Mérik Rocha-Silva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, teve o artigo “The first Brazilian bovine breed: structure and genetic diversity of the Curraleiro Pé-duro” e traduzido como “A primeira raça bovina brasileira: estrutura e diversidade genética do Curraleiro Pé- duro” publicado no periódico estadunidense PeerJ.
PeerJ é um periódico cientifico estadunidense de acesso aberto cobrindo a investigação nas ciências biológicas e ciências médicas. Ele foi lançado, oficialmente, em junho de 2012 , começou a aceitar candidaturas em dezembro de 2012 e publicou os seus primeiros artigos em fevereiro de 2013.
A publicação obteve a cooperação entre três instituições de ensino: UESPI – Universidade Estadual do Piauí; UFPI – Universidade Federal do Piauí e INSA – Instituto Nacional do Semiárido e contou com a colaboração dos Docentes Mestre José Lindenberg Rocha Sarmento, Dr. Fábio Barros Britto, Dra. Lilian Silva da UFPI e o Doutorando Geandro Carvalho Castro da UFPI; do Professor Dr. Geovergue Rodrigues de Medeiros e o Mestre George Vieira do Nascimento da INSA.
A cooperação entre essas três instituições – UFPI, UESPI e INSA possibilitou compreender a atual constituição genética dos rebanhos de CPD criados na região meio-norte do Brasil.
“O estudo possibilita mostrar que animais criados no Piauí e Maranhão não apresentam diferenças significativas entre si e revela que a variabilidade genética estava associada principalmente a indivíduos e não a populações, explicou o docente Mérik Rocha Silva.
O artigo é de acesso aberto e pode ser ser acessado através do link http://doi.org/10.7717/peerj.14768