Professor da UESPI publica artigo em revista que possui reconhecimento internacional

Por Anny Santos

O professor Dr. Olímpio Pereira de Sá Neto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, teve o artigo  “Temperature estimation of a pair of trapped ions”, livremente traduzido como “Estimativa de temperatura de um par de íons aprisionadospublicado na revista científica Nature.

Nature é uma revista internacional semanal que publica as melhores pesquisas revisadas por pares em todos os campos da ciência e tecnologia com base em sua originalidade, importância, interesse interdisciplinar, oportunidade, acessibilidade e conclusões surpreendentes.

A publicação do artigo surgiu da colaboração entre o professor Dr. Olímpio Pereira de Sá Neto, o professor Dr. substituto da UESPI em Teresina, Helder Alexander Santos e Costa, juntamente com o professor Dr. do IFGW-UNICAMP, Marcos Cesar de Oliveira e o professor Dr. da USP, Gilberto Aparecido Pataviera.

“Em 2021 quando terminamos os cálculos e observamos os gráficos, vimos que além de termos um resultado inédito, estávamos com uma boa descoberta, pois mostramos como emaranhar uma sonda de medida clássica a um ambiente quântico, como ocorre o emaranhamento entre ambos e quais parâmetros estimados podem ser melhorado. Por fim, contextualizamos esse estudo considerando dissipações no nível de um sistema real. Contabilizando isso, consideramos a submissão numa revista de grande impacto”, destaca o professor Dr. Olímpio Pereira de Sá Neto.

Professor Dr. Olímpio Pereira de Sá Neto

A Nature também fornece notícias e interpretações rápidas, confiáveis, perspicazes de tendências atuais e futuras que afetam a ciência, os cientistas e o público em geral. A primeira edição da revista foi publicada em novembro de 1869.

De acordo com o professor Dr. Olímpio Pereira de Sá Neto, o estudo possui um tema rico para comunidade cientifica mundial e registra um esclarecimento de como é possível estimar a temperatura em ambientes quânticos. Para ele é fundamental atribuir os avanços ao empenho em pesquisas científicas.

“A UESPI é uma universidade jovem, que tem grande potencial para crescer. Estou efetivo há quase 9 anos e ao longo desses anos evolui muito como pesquisador, por conta de muita dedicação e colaborações nacionais e internacionais. Acredito que a tendência é termos cada vez mais professores de nossa instituição publicando em revistas de alto fatores de impacto”, finaliza o professor.