Professor da UESPI lança coleção de livros sobre filosofia africana contemporânea

Por João Fernandes

Escrito em parceria com outros professores do Brasil e Moçambique, o professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), prof. Dr. Francisco Antônio de Vasconcelos, lançou uma coleção de livros sobre a filosofia africana. Dividido em quatro volumes, o trabalho traz novas perspectivas sobre a influencia do pensamento filosófico africano, desde uma breve introdução da filosofia contemporânea até as novas concepções da filosofia nas academias do continente.

O trabalho busca ressignificar a tese que negava a capacidade do continente africano de gerar pensamento filosófico, prática que era forte ainda na décadas de 1970, embora alguns filósofos já houvessem obtido reconhecimento fora da África.

A obra é fruto de uma parceria entre os professores Rosa Alfredo Mechiço, Gregório Adelio Mangana e Manuel Cochole Paulo Gomane da Universidade Pedagógica de Moçambique, com o prof. Dr. Francisco Antônio de Vasconcelos da UESPI. Por isso, a obra traz diferentes perspectivas idealizadas pelos professores.

Segundo o professor Francisco Antônio, a ideia é  que a obra possa aprofundar a comunidade brasileira em discussões e reflexões acerca da importância do pensamento oriundos africana. “Um dos temas fundamentais da coleção é a busca para inserir, nas instituições de ensino brasileiras, epistemologias africanas, que identifiquem o pensamento filosófico do continente, enaltecendo a colaboração de grandes pensadores”.

A obra é dividida em quatro volumes:

1) Da ideia do pensamento africano à concepção do Ubuntu: Uma breve introdução da filosofia africana contemporânea – Gregório Adélio Mangana e Manuel Cochole Paulo Gomane (Moçambique);

2) A filosofia nos filósofos africanos – Francisco Antônio de Vasconcelos (Brasil);

3) A filosofia na academia africana – Rosa Alfredo Mechiço (Moçambique);

4)  A filosofia na atualidade africana – Luís Thiago Freire Dantas (Brasil).

A coleção trata-se de uma parceria com a Trópicos Editora. Os e-books estão disponíveis gratuitamente através deste Link.