UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Professor da UESPI apresentará em Lisboa artigo sobre a trajetória de Clóvis Moura

Por Anny Santos

Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do campus Dom José Vasquez, em Bom Jesus, tem artigo aprovado para apresentação no XVIII AsHisCom 2023, que será realizado na cidade de Lisboa entre os dias 14 e 15 de setembro, em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade Autônoma de Lisboa.

O professor Me. Bruno Bandeira de Vasconcelos, do curso de Direito, intitula o trabalho como “As multifaces da pesquisa com/em jornais: a trajetória de Clóvis Moura no campo histórico e jornalístico nas décadas de 1950 e 1960“, que traz como ponto central os paralelos entre o fazer historiográfico e o jornalístico desenvolvidos pelo piauiense Clóvis Steiger de Assis Moura.

Professor Me. Bruno Bandeira de Vasconcelos

Segundo ele o trabalho aprovado é de extrema importância para a realização da pesquisa de doutoramento, pois é uma forma de inserção da discussão em uma rede internacional de pesquisadores. “Pode vir a se fixar novas parcerias para a Universidade e para o pesquisador. Além disso, o trabalho apresenta para outros centros de pesquisa a relevância da produção de Clóvis Moura, um intelectual negro piauiense e autodidata”.

O trabalho se situa em um contexto de tese de doutoramento que vem sendo desenvolvida na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói-RJ. Ele traz a importância das comunicações epistolares na segunda metade do século XX para a formação de intelectuais negros fora do contexto universitário.

Sobre o artigo

O artigo se propõe lançar reflexões sobre a relação entre o fazer história e o fazer jornalístico, destacando os desafios enfrentados por autores clássicos brasileiros como Sodré, Morel e Tânia na definição de critérios a serem cuidadosamente elaborados pelos historiadores ao trato das fontes de pesquisa. Foi utilizado como ponto de referencial prático, a vida e produção de Clóvis Steigger de Assis Moura, um intelectual negro que atuava enquanto escritor e jornalista ao longo da década de 1950 a 1970.

Sobre o evento

O XVIII Congresso da AsHIsCom é um contributo para debater as múltiplas formas de articulação entre Comunicação, História e Memória no espaço ibero americano, além de promover a busca e a análise de políticas de justa memória. Estas incluem o estudo plural e inclusivo de movimentos e atores sociais, representações mediáticas, arquivos privados e públicos e outras construções materiais e discursivas relacionadas com produção e comunicação de memória, incluindo no meio digital.

Sobre o campus Clóvis Moura

Na Editora da UESI tem um livro intitulado Memória UESPI”, que traz as histórias dos nomes de cada campi da universidade. De acordo com a descrição feita pela autora da obra, Valéria Soares, “o livro narra a vida de personalidades, momentos históricos e localidades que foram escolhidos para representar a essência de cada campus. O projeto, originado de 12 reportagens publicadas no site da instituição, entre os anos de 2017 a 2019, é o resultado de pesquisas e entrevistas sobre legado de pessoas e fatos importantes para o Piauí no aspecto social, político, econômico e cultural”.

O livro traz um capítulo somente ao escritor Clóvis Moura, que dá nome ao campus da região sudeste, no Grande Dirceu.