PRIL realiza I Semana de Matemática, em Santa Cruz do Piauí

Por João Fernandes

O Programa Institucional de Fomento  e Indução da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares – PRIL, realizou a  Semana de Matemática, em Santa Cruz do Piauí. A ação aconteceu nesta quinta-feira (23) e reuniu professores e membros da administração do Núcleo de Educação a Distância da UESPI – NEAD, para apresentação dos trabalhos.

Segundo a professora Márcia Percilia, Diretora do NEAD, a iniciativa objetiva congregar os três pilares da Universidade, aprimorando o Ensino, Pesquisa e Extensão.   “Essa é uma das várias atividades que o Programa de Incentivo à Licenciatura promovidas pelo PRIO desenvolve nos municípios em que está instalado. Aqui em Santa Cruz do Piauí, ofertamos para a população local o curso de licenciatura em matemática. Então é uma demanda que vai trazer muito”, comenta a diretora.

Para o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, o evento reflete o compromisso da Universidade em levar ensino superior público de qualidade para todas as regiões do Estado.

“Por meio deste programa vamos promover um aperfeiçoamento aos profissionais que já atuam na educação básica e aqueles que ainda vão atuar, assim, nós estamos fazendo a extensão universitária, trazendo-a para a comunidade de Santa Cruz do Piauí. Dessa forma, vamos fazer com que as a conhecer o que a universidade produz, e o que os alunos da matemática estão produzindo, além de ajudar a trazer novos conhecimentos para a população”, destaca o reitor.

Já a aluna Alanda França acredita que o PRIL fortalece o ensino da região, promovendo a capacitação de professores de matemática e atendendo a demanda por esses profissionais. “Essa oportunidade veio pra gente como uma oportunidade muito grande, tendo em vista que aqui em nossa microrregião é muito carente por professores de matemática. Então, essa oportunidade veio pra somar na qualidade de ensino ofertada e aprimorar nossa formação”, pontua a aluna.

O professor Me. Anderson Meneses, Coordenador Acadêmico do Curso de Matemática do PRIL,  ressalta o compromisso do programa em formar novas turmas qualificadas para atender as demandas da região.

“Nossa meta é interiorizar o Ensino Superior de Qualidade, já que muita gente não tem condição de ir para a capital ou para grandes cidades para estudar, por conta do custo financeiro muito grande que isso exige Então, percebemos aqui o êxito do programa. A população está bem feliz com nossa atuação e empolgada para também fazer parte do projeto”, finaliza o professor.