Polo de Simões promove atividade de extensão “Juninou no Polo”

Nesta quarta-feira, 22 de junho, aconteceu no Polo de Simões o evento “Juninou no Polo”, atividade de extensão coordenada pelas professoras Dra. Márcia Percilia Moura Parente e pela Dra. Roselis Machado da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O objetivo do evento foi promover, disseminar e valorizar a cultura Junina. O “Juninou no Polo” aconteceu com palestras, desfiles, quadrilhas, exposição de fotografias, mostra de artesanatos do município comidas típicas, sarau com músicas juninas na voz de Ana Maria (artista da terra) e animação pelo sanfoneiro Deusimar.

Com o apoio e execução da Coordenadora do Polo de Simões, a equipe de colaboradores e alunos dos cursos de Biologia (PRIL), Matemática (NEAD/UESPI) e Ciências da Natureza e Letras Português (CEAD/UFPI), a atividade de extensão disseminou a valorização da cultura regional.

A professora Dra. Maria Bento, Coordenadora do Polo de Simões, em sua fala de abertura, relembrou a importância de preservar a cultura como forma de identidade de um povo. Além disso, ressaltou o marco do evento como sendo o primeiro encontro com os alunos após dois anos de período pandêmico.

Com cerca de mais de 200 pessoas prestigiando o vento, a professora Dra. Márcia Percília, Coordenadora Institucional do PRIL-UESPI, destacou que este é o primeiro evento oficial de muitos que o PRIL pretende realizar com a participação dos alunos do programa em parceria com outros cursos nos campi/polo ofertados e em rede com as associadas UFPI E UNICAP. “Foi muito importante a participação dos alunos que se empenharam em deixar o evento com a característica regional e sendo prestigiado pela comunidade Simonense”, conclui.