PIBID: Estudantes e professora lançam livro sobre o ensino e compreensão da língua inglesa

Por Priscila Fernandes

A professora Marlia Riedel e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus Poeta Torquato Neto, da área de Letras Inglês, lançaram o e-book English reading and comprehensionA produção está disponível no site da editora da UESPI e tem como objetivo proporcionar o ensino de leitura em inglês para alunos do Ensino Médio, especificamente para os alunos do 3º ano.

O material está dividido em onze unidades que apresentam técnicas e estratégias de leitura como meios facilitadores para ler e compreender textos em inglês. Com o domínio dessas técnicas e estratégias de leitura, os alunos em geral serão capazes de ampliar ainda mais o seu conhecimento e potencializar o seu aprendizado, o que muito favorecerá o seu desempenho nas provas de inglês, especialmente da prova do ENEM.

A professora e coordenadora do curso de Letras/Inglês, Marlia Riedel, afirma que a produção é de grande utilidade para a comunidade piauiense, mais especificamente para o Ensino Médio de escolas públicas e privadas. “Essa é uma obra para uso didático-educacional. No livro, abordamos o uso Instrumental da língua inglesa, trazendo textos em inglês e exercícios de compreensão, para implementar a leitura em inglês, que muito auxiliará não somente nas aulas, mas especialmente para as provas do ENEM, provas de concursos, ou qualquer outro certame que exija proficência em leitura nessa língua estrangeira”, pontua.

Ela acrescenta, ainda, sobre o papel da Editora da UESPI que, de forma ágil e competente, possibilitou a publicação dessa obra tão significante para o PIBID e a a comunidade acadêmica da UESPI em geral. “Agradecemos muitíssimo a todos os envolvidos nesse processo: aos pibidianos do Curso de Letras Inglês – CCHl/UESPI, à Editora da UESPI, à Profa. Cláudia Verbena de Oliveira, do Curso de Letras Inglês, que foi quem efetivou a revisão da obra. Além disso, tivemos o apoio incondicional da Profa. Dra. Márcia Edlene Mauriz, Coordenadora Institucional do PIBID/UESPI”, destaca.

Ao todo, 11 alunos participaram da execução dos textos para a obra. O Francisco Araújo, foi um dos pibidianos que participou da feitura do livro. Para ele, com a idealização desse projeto e a confecção do ebook, esse acesso alternativo de aprendizagem da língua fica mais democrático para qualquer aluno ou educador.

“O nosso objetivo é justamente possibilitar esse acesso de maneira mais justa a todos. Se nós observamos a forma de fazer educação se inova e está em constante processo de mudança, nós como profissionais da educação, precisamos encontrar meios de utilizar os recursos advindos da tecnologia ao nosso favor. Nos dias atuais, o ensinar precisa fazer sentindo para o aluno, ainda mais após o contexto pandêmico que ainda estamos vivendo. Esperamos que esse material seja explorado nessa busca de sentido para um aprendizado rico e diferenciado. Essa oportunidade é algo que foi proporcionado graças ao PIBID e a nossa coordenadora Marlia”, ressalta.

Confira o livro.