Pibid e RP realizam Seminário de Encerramento 2020/2022

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Coordenação do Programa Residência Pedagógica, realiza o Seminário de Encerramento PIBID/RP (2020/2022) no dia 13 de maio, das 19h às 21h30, através do canal oficial da UESPI no Youtube.

Para a profa. Shirlei  Marly, Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica, o evento de encerramento propicia uma avaliação dos programas e do desenvolvimento de ambos, após uma intensa programação de formação inicial de professores ao longo de 18 meses, envolvendo discentes dos cursos de licenciatura da UESPI.

“O evento contará com a participação de docentes da UESPI, professores da Educação Básica e discentes que participaram do PIBID e do RP, relatando suas experiências, acréscimos e contribuições que esses programas trouxeram para suas formações. Esperamos realizar um grande encontro, onde iremos olhar, retrospectivamente, para o trabalho desenvolvido”, pontua a profa. Shirlei  Marly.

O Programa de RP tem por finalidade fomentar projetos institucionais contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura. O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas, antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula.

Mariana da Silva,  aluna do 8° bloco curso de Letras/Inglês, afirma que os residentes do Programa de RP, além de ministrar aulas, desenvolveram projetos que envolveram e chamaram a atenção dos alunos do Ensino Básico para a importância da língua inglesa. Ela participou da Residência Pedagógica ministrando aulas no colégio militar de Teresina. A Coordenação da escola, os alunos e o preceptor foram muito receptivos e abraçaram os residentes e o programa, principalmente no período pandêmico o qual foi o primeiro grande desafio, ministrar aula online.

“A experiência remota foi, a princípio, um pouco turbulenta e diferente, tivemos alguns problemas por conta das tecnologias, mas com o tempo nos adaptamos e posso dizer com certeza que essa experiência contribuiu muito na minha formação como docente, pois o contato com a sala de aula que a RP nos proporcionou foi altamente relevante e enriquecedor.  Estou muito ansiosa para compartilhar dessa experiência no seminário de encerramento da RP e também conhecer e partilhar das experiências vivenciadas pelos demais colegas”, destaca a discente.

O encontro acontece online, através do canal no Youtube da UESPI.