PET Química: participe do minicurso e aprenda a utilizar calculadora científica

Por Vitor Gaspar

O Programa de Educação Tutorial em Química (PET-Química) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove entre os dias 17 e 18 de novembro, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, um minicurso para auxiliar os discentes no uso da calculadora científica.

O curso é presencial e as INSCRIÇÕES já estão abertas de forma gratuita. A atividade é destinada aos estudantes de períodos iniciais que precisam adquirir esse conhecimento. Podem se inscrever, além dos discentes do curso de Química, estudantes de outros cursos que envolvam cálculos em sua grade curricular.

A atual coordenadora do Programa, Profª. Valdiléia Teixeira, destaca que, inicialmente, esse curso foi pensado para atingir os discentes do primeiro período, isto, é, aqueles ingressantes na Universidade que não tem a experiência em utilizar essa ferramenta. “É importante porque eles já vão ver as disciplinas de Química Geral que envolve cálculos. A gente sempre abre esses minicursos para os calouros de química, mas, geralmente, outros cursos pedem e fazem a inscrição”, finaliza a professora.

Para que serve uma calculadora científica?

Essa ferramenta, além de realizar os cálculos mais simples que uma calculadora comum já é capaz, vem com funções programadas para o desenvolvimento da matemática como um todo, pois ela possui uma capacidade de realizar alguns ré quesitos, como o armazenamento de funções trigonométricas e logarítmicas, partes exponenciais, regressões, dentre outros.

Programa de Educação Tutorial (PET)

Composto por grupos tutoriais de aprendizagem, o programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica,  atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e, por fim, auxiliar nos conteúdos programáticos que integram a grade curricular.