Pesquisadores analisam a presença de memes nos livros didáticos

Por Liane Cardoso

Os memes são conteúdos que viralizam na internet rapidamente através de imagens, vídeos, frases ou ideias. Essas figuras tão presentes nas redes sociais, também estão ganhando espaço nos livros didáticos. Por isso, a aluna Silveline Pereira resolveu pesquisar sobre os Memes em Livros didáticos e trazer uma análise a partir da linguística textual.

O trabalho de Pesquisa começou em agosto de 2020 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A discente pesquisadora relata que o objetivo da proposta é analisar os aspectos formais e funcionais do gênero meme, descrevendo as características e abordagens que esses livros apresentam sobre tal gênero.

Meme encontrado em um livro do Sistema Trilhas de Ensino

De acordo com o orientador da proposta, Professor Franklin Oliveira, docente do curso de Letras Português, a ideia surgiu a partir do reconhecimento do uso dessa forma de expressão tanto em ambientes virtuais como no ambiente “off-line”.

“Os usuários da língua tem exercitado vários recursos linguísticos com o uso de memes no seu cotidiano. E como esses textos estão sendo trabalhados na escola? Daí a necessidade de identificar os memes em materiais didáticos nas escolas e analisarmos como o gênero está sendo abordado atualmente no ambiente escolar”, explicou o docente.

Figura encontrada em um Livro didático da Atual Editora

Quanto aos resultados, os pesquisadores verificaram que nos livros didáticos o gênero meme ainda é pouco discutido, sendo apresentado apenas como imagem ilustrativa de conteúdos gramaticais. “Quando o meme passa a ser discutido em outros espaços ou quando passamos a analisar um meme não apenas como uma imagem humorística e sim como gênero, podemos ampliar nossos conhecimentos e o dos alunos, sendo possível a interpretação do texto”, pontuou Silveline, estudante do 7º período de Letra Português.

A pesquisa está na fase de conclusão do relatório final. Em breve, será submetida ao congresso internacional de Línguas e Literatura.

Pesquisas relacionadas

Em 2019, as estudantes Alana dos Santos e Valéria Ribeiro realizaram a Análise de Discurso (AD) materialista da página de meme “Suricate Seboso”. Elas utilizaram o meme como instrumento de pesquisa para entender a memória e o humor nos discursos midiáticos. A proposta também era desenvolvida através do PIBIC e encerrou em 2020.