Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Parcerias: Cônsul dos EUA no Nordeste faz visita à UESPI

O representante do Consulado dos Estados Unidos no Nordeste, o Cônsul Jeffrey Lodermeier, fez uma visita, hoje a tarde, à Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e foi recebido pelo o Vice-Reitor, Prof. Doutor Jesus Abreu. O objetivo do encontro foi estreitar as relações entre Piauí e EUA, entre UESPI e Consulado para futuras parcerias e intercâmbios.

Encontro na Reitoria visando novas parcerias internacionais

O encontro foi promovido por um grupo de professoras da Universidade Federal do Piauí, que já tem uma parceria com o Consulado americano. Para a Professora Doutora Patrícia Lucas, Coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras da UFPI, além de promover o encontro, outra finalidade é abrir o diálogo para uma parceria entre a UFPI e a UESPI na promoção de cursos de língua estrangeira, como o inglês. A docente da UFPI explicou que essas parcerias trazem melhorias para quem faz o curso e também, de forma geral, para a Educação de todo o Estado.

 

A Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da UESPI também se fez presente. O Coordenador, Professor Doutor Orlando Berti, destacou que a nossa Universidade tem mais de 30 parcerias com instituições de ensino em vários países. Além de aprender um idioma, o Docente destacou a possibilidade do universitário ter uma vivência prática também na área que busca uma formação. A CRI tem como objetivo articular relações internacionais e promover acordos internacionais por meio de intercâmbios para a comunidade uespiana.

A CRI é o departamento que busca as parcerias internacionais para a UESPI

É a primeira vez que o Cônsul americano, Jeffrey Lodermeier, vem ao Piauí, mas explicou que as relações do Consulado com o Brasil são antigas e que começou pelo Nordeste, em Recife. Ele destacou que o Brasil tem uma parceria ativa e duradoura com os EUA, como por exemplo o programa de “Jovens Embaixadores”, que tem 20 anos de existência no nosso País. Na visita do Cônsul à UESPI, estavam presente duas Embaixadores, que são estudantes piauienses. A Jovem Embaixadora do ano de 2021, Ana Maria Furtado; e a de 2022, Elizabete da Natividade Fernandes, que foi acompanhada dos pais, Dona Erislene da Natividade Rocha e seu Marcos Antônio Fernandes Ferreira. O Cônsul americano parabenizou os pais pela conquista da filha e também pontuou o empenho da jovem aluna piauiense para a conquista do título.

A Jovem Embaixadora, Elizabete da Natividade Fernandes, recebeu um presente do Cônsul pela conquista. Ao lado dela, os pais, que demonstraram muito orgulho da conquista da filha

O Vice-reitor destacou que a UESPI faz um trabalho sólido quanto ao ensino de línguas estrangeiras e citou o trabalho do Departamento de Línguas da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), que abriu 686 vagas em 10 cursos de línguas (Espanhol, Inglês, Francês, Português e Libras) tanto para a comunidade interna, como também para a sociedade em geral.  As inscrições são gratuitas e acontecerão de forma online para ambas comunidades. O Vice-reitor também demonstrou o interesse da UESPI em fazer mais uma parceria visando intercâmbios para a comunidade interna e justificou que essa modalidade de parceria traz grandes resultados para quem participa, como também para a própria Universidade, que pode trocar conhecimentos e projetos visando um ensino ainda mais forte e competente.

 

 

Além de representantes da Administração Superior da UESPI, Docentes da UFPI, estiveram presentes a Profa Lina Maria Santana, Docente aposentada da UESPI e professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), juntamente com as Embaixadoras e mais um aluno que será candidato na próxima seleção do Consulado, a Profa. Josélia Batista  Santos, Coord. do Centro de Línguas, e o Professor do Centro de Formação Antonino Freire (CFAF/UESPI), Raimundo Sousa.

Confira outras imagens da reunião: