O V bloco do curso de Pedagogia da UESPI de Picos estará arrecadando livros para a Biblioteca: Complexo de Defesa da Cidadania – Picos

Por Géssica Feitosa

A turma do V período do curso de Pedagogia da UESPI, campus Professor Barros Araújo, dá início a várias ações sociais a serem desenvolvidas durante este mês de dezembro, dentre elas, arrecadação de livros, que começa hoje (7) e segue até o dia 20 deste mês de dezembro. O ponto principal de arrecadação é o campus de Picos.

O objetivo desta arrecadação é conseguir livros a serem destinados à biblioteca do CDC (Complexo de Defesa da Cidadania – Picos), com o intuito de promover melhorias para crianças e adolescentes que são beneficiadas pelo acervo da biblioteca do CDC.

Segundo Arianne Santana dos Santos, discente e parte do grupo organizador desta iniciativa, essa ação teve início com a disciplina de prática em espaços não escolares, que é aplicada pela professora mestre Fabrícia Gomes. “Nessa disciplina discutimos muito sobre educação fora da escola, em um dos trabalhos a turma formaria grupos para visitar lugares onde ocorrem algum tipo de educação, e com isso, o meu grupo, composto por mim, Silas Emannuel, Andressa Fernanda, Isadora Arcângelo e Érica Vieira, decidimos visitar o CDC”.

Arianne conta como seu grupo de trabalho disciplinar decidiu realizar a arrecadação de livros para essa ação e qual o objetivo principal desta iniciativa. “Ficamos sabendo de vários projetos que o local já recebeu e um nos chamou atenção, um projeto feito por uma ex-aluna da UESPI, que teve o intuito de arrecadar livros para a biblioteca do local. A partir disso, decidimos como grupo que iríamos alinhar uma ação em conjunto com o projeto ‘Educação na Praça’ que faz parte de outro trabalho da disciplina que tem como intuito levar práticas educacionais de diversas formas para a praça”.

A turma foi dividida em grupos, para que em equipes fossem desenvolvidas atividades nas praças, do centro de Picos. A primeira atividade foi realizada dia 18 de novembro, sobre educação lúdica e suas possibilidades, na praça Félix Pachêco, e a segunda, que dá continuidade ao “Educação na praça”, acontece amanhã, dia 06 de dezembro, “Pedagogia na Praça: reciclar é transformar”, às 18:00h na praça Josino Ferreira (Praça do museu).

No dia 13, às 18:00h terá uma roda de conversa: “Um dedo de prosa sobre saúde mental, porque cuidar da mente é essencial”, com a convidada e psicóloga Graça Moura. Já no dia 20, será realizada uma aula na praça Josino Feira, às 18:30, com toda a turma, que estará recebendo doações de livros, realizando atividades físicas, exercícios e encerrando as atividades.

“Esse projeto foi proposto pela nossa professora e é de suma importância, visto que se tem que mostrar que não existe barreiras para o desenvolvimento de atividades educacionais. A disciplina também mostra as diversas áreas de atuação do pedagogo e que o mesmo não precisa se limitar somente a sala de aula”, conclui Arianne.