O PPGSC convida a todos para participarem das atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Por Gessica Feitosa

O dia da Consciência Negra (20) se aproxima e o programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura preparou uma palestra, aberta ao público, para discutir a contextualização atual desse tema no Brasil.

A palestra acontecerá na quarta-feira, 16 de novembro, às 10h no auditório Pirajá (UESPI). O tema é: Brasil contemporâneo entre crises e expectativas: o protagonismo político das Mulheres Negras e será ministrada pela Profa. Dra. Matilde Ribeiro (Unilab).

Matilde Ribeiro, é graduada em Serviço Social, mestre em Psicologia Social e doutora em Serviço Social. Professora Adjunta da Unilab e coordena o Grupo AMANDLA. Exerceu o cargo de ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Governo Federal) e recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFABC. Integra o Conselho da Revista Estudos Feministas e o Conselho AFRICA/Instituto Lula.
Apoio: CAPES

Na oportunidade, os participantes também acompanham o lançamento  dos livros  “O Bicentenário da Independência do Brasil” e “Mulheres Negras em Movimento”, às 18h no Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400, Centro-Sul, Teresina-PI),  além de um Sarau Literário.

Segundo a professora Cristiana Costa da Rocha, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura: “Essa palestra tem como objetivo promover diálogos e reflexões sobre a importância desse mês na luta contra o racismo, nesse sentido as atividades estão associadas à necessidade política de tratar da questão racial no Brasil, considerando ser um país multiétnico e racial, de maioria negra”, conta ela.

O evento é aberto e gratuito.