NUTI: Estudantes do curso de Medicina exibem vídeos alertando as alunas sobre o surto da gripe H3N2 e COVID-19

Por Maria Visgueira

Os estudantes de medicina apresentaram vídeos apresentando as principais diferenças da gripe H3N2 e a pandemia Covid-19 para as alunas do NUTI, visando evitar o contágio.

O início de 2022 foi marcado pela junção da epidemia da gripe H3N2 e a pandemia do Covid-19, que está resultando em vários casos ao mesmo tempo. Os estagiários do Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade decidiram alertar por meio de vídeo sobre as principais diferenças. Joana Macedo, acadêmica de Medicina, informa no vídeo que: “Os sintomas das doenças fazem com que as pessoas se confundam. Os dois causam mal-estar, febre, dor de cabeça, cansaço”.

Além dos sintomas serem semelhantes, a forma de transmissão é o mesma, através de gotículas de saliva, liberadas pela tosse, espirro, fala, aperto de mão e superfícies contaminadas.

Marlúcia Alves, 61 anos , aluna da UNATI /NUTI, teve gripe nos últimos dias. Ela informa os sintomas. “Senti a garganta arranhando, o peito como se estivesse com secreção, e não conseguia dormir”, afirma. Para Melhorar, Dona Marlúcia foi a uma farmácia, porque os hospitais estão lotados com pessoas com sintomas gripais. A aluna do NUTI foi adepta de métodos caseiros, como gemada, e alguns remédios receitados pelo farmacêutico.

A estudante destaca que a principal diferença é que “Covid-19 apresenta a perda do paladar, tosse e a falta de ar também, sendo que a tosse de uma pessoa que está com covid é seca, e alguém que está com gripe a tosse começa seca e ao longo dos dias começa a ter secreção”, relata.

As formas de prevenção são por meio da utilização de máscara, higienização das mãos e distânciamento social. Nesse período de manifestação intensa, é aconselhável evitar aglomerações, evitar contatos com pessoas doentes e ficar em casa.

Assista o vídeo: