Novidades Ascom UESPI: nova edição da revista “UESPI em Pauta” e novos canais de comunicação

Por João Fernandes

Como uma forma de dar mais visibilidade às ações promovidas pela comunidade uespiana e para que as notícias cheguem de forma eficiente e rápida, a  Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Assessoria de Comunicação (Ascom) traz boas e grandes novidades nesta semana, como a mais nova edição de sua revista anual “UESPI em Pauta”,  a chegada dos episódios dos Podcasts da UESPI no Spotify e o lançamento do Canal de Notícias da UESPI no Whatsapp.

A proposta da Revista, que está em seu terceiro volume, é demonstrar a participação da UESPI no desenvolvimento do Estado por meio de projetos de ensino, extensão e pesquisa que envolvem, conjuntamente, Docentes e discentes pesquisadores, além da comunidade em geral. Segundo Ana Raquel Costa, Chefe de redação da Ascom, a revista permite potencializar as atividades acadêmicas da UESPI.

“A obra pauta o desenvolvimento de projetos de extensão de norte a sul do Estado, apresentando as expertises de alunos e professores de diversos cursos da instituição, ou seja, esta edição fomenta as potencialidades extensionistas realizadas pela UESPI”, pontua.

Essa edição da revista UESPI em Pauta está voltada para a a extensão, pois as primeiras foram relacionadas ao ensino e pesquisa. Ela traz  um conjunto de matérias informativas sobre as atividades de Extensão desenvolvidas pelos docentes e discentes da Universidade. A revista já está disponível para leitura, no site da Editora da Uespi. Todas as matérias apresentam um pouco da produção da comunidade uspiana dentro e  fora dos muros da universidade, envolvendo à sociedade nos debates e possíveis soluções de problemas. Leia.

Para 2024, a Ascom anuncia outras novidades: os podcasts da UESPI no Spotify e o lançamento do Canal de Notícias da Universidade, no Whatsapp. Diversificando os meios de comunicação, a Ascom espera que as notícias cheguem ao maior número de membros da comunidade acadêmica. Para a Professora Sammara Jericó, Diretora da Ascom-UESPI, o conhecimento acadêmico precisa ser disseminado para além dos “muros ” da Universidade e os meios de comunicação são aliados nessa divulgação.

“Estamos sempre inovando nossos canais de comunicação, agora entrando em plataformas muito usadas por todos como uma forma de alcançar de forma efetiva nossa comunidade acadêmica e também, a sociedade em geral. Temos muitas atividades sendo realizadas, nossos professores, técnicos, colaboradores e estudantes, todos eles trabalham efetivamente nos três pilares do ensino superior e, por isso, a Assessoria de Comunicação sempre está pensando na transparência e visibilidade dessas ações tão relevantes e que fazem da nossa UESPI uma instituição melhor e maior a cada dia”, destaca a professora.

Canal no Whatsapp

O canal da UESPI no Whatsapp disponibiliza, diariamente, os links das matérias publicadas no Site da Universidade. As notícias sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Editais, agora estarão disponíveis de forma instantânea aos seguidores.  O canal é aberto à comunidade acadêmica e externa.  Para ingressar basta ter acesso a este link.  Link

Quem entrar no canal da Universidade também receberá informativos sobre os Auxílios Estudantis, Programas de Bolsas e Editais para Projetos de Extensão. Esse método de comunicação em massa deve simplificar a interação e otimizar os recursos, já que em apenas uma mensagem é possível alcançar um grande número de docentes, discentes e servidores da Universidade.

UESPI Podcast

Tratando sempre de temas relevantes, os Podcasts da UESPI estão disponíveis no Canal Uespi Oficial, no Youtube e, agora, chegam ao Spotify, a maior plataforma streaming de músicas do mundo. A plataforma permite ouvir músicas, podcasts e ver vídeos sem a necessidade de download. Outro ponto interessante são as temáticas diversas, o ouvinte pode escolher qual conteúdo consumir, no horário que preferir.

Os episódios contam com a participação de alunos, professores e egressos para falarem de temas como “A educação na Prevenção de Desastres Naturais”; “Inteligência Virtual: explorando o  ChatGPT”; e o mais novo, lançado no mês de janeiro, tratando sobre a campanha “Janeiro Branco: os cuidados que devemos ter com a saúde mental”. Para seguir o Canal da UESPI na Plataforma basta clicar neste link. UESPI Podcast.