NIT promoveu evento sobre Empreendedorismo e Inovação

Por Leonardo Dias

Aconteceu na tarde de ontem (23) o evento UESPI Empreendedora. A Atividade foi realizada através do Programa de Extensão “Propriedade Intelectual”, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Executivo Júnior.

O objetivo do evento foi de despertar nos alunos e em toda a comunidade participante a cultura do empreendedorismo e da inovação, a fim de incentivar a geração de novas oportunidades no mercado.

Abertura

Estiveram presentes na abertura do evento o Diretor de tecnologia e Informação da empresa Executivo Júnior, Daniel Sousa; a Diretora do NIT, Vanessa Alencar Vasconcelos; a Pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Eliene Maria de Figueirêdo Pierote; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação, Ailma Nascimento.

A diretora do NIT, Vanessa Alencar Vasconcelos, destacou na abertura que o evento UESPI Empreendedora faz parte de um projeto de extensão que tem como objetivo promover a cultura do empreendedorismo da inovação da propriedade intelectual na Universidade.

“A missão é promover a melhoria de qualidade de vida das pessoas do nosso estado, por meio de uma entrega de valor da formação dos nossos alunos, das nossas pesquisas enquanto Universidade Estadual. Nesse sentindo, retifica a importância de trabalhar a importância do empreendedorismo”, disse.

A Pró-reitora de ExtensãoProfa. Dra. Eliene Maria de Figueirêdo Pierote, iniciou falando da importância de conhecer e refletir a cultura do empreendedorismo e inovação no ensino, pesquisa e extensão, dentro da instituição como também na sociedade em geral.

“A UESPI está acompanhando e agindo em prol dos benefícios que essas ações promovem para nossos estudantes e toda a comunidade externa”, relata.

A Pró-reitora Pesquisa e Pós Graduação, Ailma Nascimento, representou a Reitora em exercício, Professora Rosineide Candeia. Na sua fala, ressaltou que o evento veio para pontuar a tendência massificadora das instituições brasileiras no quesito do empreendedorismo.

“A academia tem que promover e proporcionar essas ações inovadoras. Esse processo inovador e criativo dos docentes, juntos as Empresas Júnior, vai facultar aquilo que na linguagem do administrador são modelos de negócios descritivos para o mercado de trabalho”, relata.

Palestras

UESPI Empreendedora contou com as palestras: Apoio ao empreendedorismo científico, com o palestrante Anderson Soares do SEBRAE; Edital Centelha, com o palestrante Ciro Gonçalves e Sá da FAPEPI. O evento também foi dividido em três casos sobre empreendedorismo. No primeiro foi trabalhado a Pesquisa Financiada por Empresa Privada, com o Professor Doutor Francisco das Chagas Alves Lima; o segundo sobre Fitofit- Suplementos e Produtos Naturais, com o Professor Doutor Livio Cunha; e o terceiro Tema Edu- Educação Online, com o Graduando Mauro Cesar e o Engenheiro de Produção Yagor Cesar.

O evento finalizou com a palestra do Professor Doutor Gesil Sampaio Amarante sobre o tema: Universidade Empreendedora e as Oportunidades para Docentes e Discentes.

Ele retratou sobre como funciona complexidade econômica, a distribuição nos valores de vendas, dando como exemplo a venda do IPhone, quais espaços e o que as empresas precisam para crescer, polos de inovação impulsionados pelo ICTs (empresa de consultoria) e  Recursos Públicos.

Assista o evento completo: