NatuEnem intensifica as aulas faltando menos de 100 dias para o Enem

Por João Fernandes e Giovana Andrade

Faltando menos de 100 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que desejam reforçar os estudos nas áreas de Química, Física e Biologia podem recorrer ao preparatório NatuENEM+,  um preparatório promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da UESPI. Esta ação é uma ótima opção para alunos que desejam se preparar para o ENEM, quanto para vestibulandos que miram provas específicas.

NatuENEM é uma opção para quem deseja reforçar os estudos nas áreas de Química, Física e Biologia

O projeto, idealizado pelo Professor Gustavo Gusmão do PET Física e pela professora Valdiléia Teixeira Uchôa, tutora do PET Química, e tem como objetivo preparar estudantes do ensino médio para provas como o Enem e vestibulares na área de Ciências da Natureza. Em 2023, o programa foi ampliado para incluir também matemática, português e redação, oferecendo uma preparação completa para os estudantes.

Em sua segunda edição, o NatuENEM+ tem atraído alunos de escolas públicas que estão no terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram essa etapa escolar. Com o uso de uma metodologia mais dinâmica, onde o aluno é envolvido em sala de aula, incentiva a participação frequente e busca utilizar exemplificações do cotidiano para demonstrar os conteúdos mais abordados no Enem.

Para Isaac Paz, um dos professores do NatuENEM+, o preparatório é um programa consolidado, que já ganhou a adesão da sociedade, que permite que discentes tenham sua primeira experiência profissional em sala de aula. “Esse programa é de extrema importância para as duas frentes, tanto o discente da licenciatura, que adquire experiências como professor, tanto para os alunos de educação básica, que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio, para uma visão mais direcionada ao Enem, ajudando-os nessa etapa tão importante para o futuro, que é a aprovação no vestibular”, comenta o professor.

O projeto acontece no Núcleo de Formação Antonino Freire (NUFAF) e conta com aproximadamente 35 alunos. Neste ano, as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, no período da tarde, proporcionando uma rotina de estudos consistente e estruturada para os alunos.

O preparatório conta com aproximadamente 35 alunos

A professora Valdiléia Teixeira Uchôa destaca que, com esta preparação, as expectativas dos estudantes para a prova do Enem são as melhores. “Os discentes estão entusiasmados e têm demonstrado satisfação com as aulas oferecidas pelo preparatório. Recentemente, eles receberam conteúdos e exercícios preparatórios específicos para o Enem, visando aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas áreas de ciências da natureza, matemática, língua portuguesa e redação”, explica a professora.

Em 2022, o programa obteve uma adesão satisfatória, com alunos alunos alcançando vagas de destaque, dois deles conseguiram aprovação tanto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) quanto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), demonstrando o impacto positivo do programa na trajetória acadêmica dos estudantes.