Modernização e Novas instalações no Campus Clovis Moura

Por: Cássio Sousa

O Campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está passando por significativas reformas e ampliações com o intuito de melhorar suas instalações e atender às demandas acadêmicas de forma mais eficiente.

Uma das principais iniciativas em andamento é a reforma e ampliação da biblioteca do campus, um projeto que visa melhorar significativamente as instalações para estudo e pesquisa. Com um investimento total de R$ 553.267,47, a empresa Patamar Serviços de Construções Ltda é a responsável pela obra, que contempla uma área de 295,60 m², incluindo espaço para estudo individual e coletivo, área para acervo e até mesmo uma área para consulta à internet. O prazo para conclusão da obra é de 150 dias.

Biblioteca do CCM, atualmente

A diretora do CCM, Profª. Simonelly Melo, destaca que após a reforma a biblioteca contará com o dobro do tamanho atual, possuindo assim três espaços para estudos, guarda-volumes, espaços individuais e um anexo para depósito.

“Essa ampliação vai melhorar a qualidade acadêmica de pesquisa e de extensão para os nossos discentes, bem como para os nossos professores. É uma reivindicação de muito tempo, então, isso vem realmente só melhorar aquilo que a gente espera de uma universidade que foca na necessidade do aluno da nossa comunidade e nos três pilares, o ensino, extensão e pesquisa”.

Além disso, estão sendo construídos dois blocos, expandindo ainda mais as atividades acadêmicas no campus. A FTS Construtora Ltda é a responsável por essa reforma, com um investimento total de R$ 1.893.979,44. Os blocos contarão com um total de 13 novos espaços, divididos entre 6 salas de aula e 7 espaços pedagógicos de extensão, garantindo um ambiente propício para o aprendizado dos estudantes.

O projeto também contempla a construção de quatro novos banheiros (2 masculinos e 2 femininos), instalações de combate a incêndio e acessibilidade em conformidade com a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2020. O prazo inicial de conclusão é de 240 dias, com uma área total de 716,86 m².

Projeto Gráfico dos dois novos Blocos que serão construídos

Segundo a diretora a construção desses novos blocos chega para agregar ainda mais na estrutura do campus junto as outras melhorias que já estão acontecendo, possibilitando assim a inserção de novos discentes.

“A construção desses dois blocos novos de sala de aula está aliada com o nosso PDI, registrando esses 13 novos espaços, onde são seis salas de aula novas e mais sete espaços para pesquisa e extensão. Eles vão beneficiar os nossos alunos, nossos professores e a possibilidade de a gente ofertar novas vagas no SISU”, finalizou a professora.

O Campus engloba os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito e as Licenciaturas em Geografia, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia, alcançando aproximadamente 900 alunos. Conta com um corpo docente de 93 professores e 12 técnicos.

Ambos os projetos têm como objetivo atender às necessidades do campus Clóvis Moura da UESPI, proporcionando espaços adequados para estudo, pesquisa e desenvolvimento acadêmico. Com instalações modernas e acessíveis, os novos espaços irão contribuir significativamente para o aprimoramento das técnicas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento intelectual de alunos e professores, bem como a integração de conhecimentos teóricos e práticos.