UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Educação que Transforma: conheça a trajetória de uma das mais novas Pedagogas formadas pela UESPI

Por Anny Santos

No mês de abril é comemorado o Dia da Educação, estabelecido no ano de 2000 em Dakar, capital do Senegal, em função do Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Firmada naquele 28 de abril, a Declaração de Dakar representa um pacto pelo desenvolvimento e pela implementação de medidas para garantir que toda criança e adolescente tenham acesso à educação. A UESPI, enquanto Instituição promotora de ensino e formadora de educadores (dentre inúmeros outros profissionais) há 36 anos contribui para o desenvolvimento da educação no Piauí, bem como para o cenário nacional.

Joyce Rocha da Silva, de 24 anos, é uma das mais novas Pedagogas formadas pela UESPI. Sua trajetória se inicia no povoado Baixão Grande, localizado na cidade de Parnarama, no Maranhão. Joyce, filha de Claudio Roberto Pereira da Silva, que fez somente o Ensino Fundamental, e Seniza Maria da Conceição Rocha, sem escolaridade, relata que mesmo diante do cenário educacional e grau de escolaridade vivenciado por seus pais, eles sempre a incentivaram e fizeram o possível para que ela pudesse concluir seus estudos.

Joyce Rocha da Silva, juntamente com seus pais

Joyce Rocha da Silva, juntamente com seus pais

Comecei a dar aula de reforço ainda no ensino médio, então fui tomando gosto pela arte de ensinar. Fiquei tão emocionada quando vi meu primeiro aluno lendo que aquilo despertou em mim um interesse pela área. Além disso, por minha mãe ser analfabeta, sempre vi as dificuldades que ela passava, isso só aumentava o meu interesse”.

Estudou durante toda a sua infância e adolescência em escolas de ensino público, quando, finalmente, teve a oportunidade de realizar o exame para ingresso no Ensino Superior por meio da Fundação Wall Ferraz. Joyce conta que também estudava muito em casa e ainda assistia videoaulas pela internet. Ela foi aprovada em Pedagogia, campus Poeta Torquato Neto, em 2018.1.

“Passei por uma situação bem difícil, pois, na época, eu morava em casa de família, sendo babá, e trabalhava dia e noite. Nesse período, comecei a estudar durante a madrugada, porque era o único horário que eu tinha livre. Pensava que não ia conseguir passar, porque meu tempo de estudo era pouquíssimo, mas graças a Deus deu tudo certo”.

A professora destaca que sempre busca se colocar no lugar do outro, que tem um grande amor pela profissão e que, por isso, deseja ser uma boa profissional, além de promover inspiração junto aos seus alunos para que estes também busquem conquistar seus sonhos usando o poder da Educação.

“Além desse objetivo, levando minha própria realidade em consideração, acredito que através da educação podemos ter melhores condições de trabalho, uma melhora financeira, contribuindo para melhores condições de moradia, alimentação e, consequentemente, uma vida mais feliz. Hoje posso dizer que alcancei muitos objetivos e todos por causa da educação, pelas oportunidades que tive”.

Joyce acredita que graças aos professores os discentes alcançam força para irem além, não desistir e sempre querer aprender. Ela destaca que teve muitos professores que a inspiraram profissional e pessoalmente, porque eles davam atenção aos alunos e entendiam suas dificuldades. “Costumo acreditar que um professor é capaz de mudar a vida de seu aluno de forma positiva ou negativa. O professor é responsável pelo aluno gostar ou não de uma matéria, pegar gosto pelos estudos e outras coisas mais”.

Assim como na de muitos outros discentes, a UESPI possui um papel importante e especial em sua vida. Foram cinco anos de desenvolvimento intelectual, participou de programas que ofereciam bolsas e que lhe proporcionaram experiências inigualáveis, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP), cruciais para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Essa é realização de um sonho que parecia tão distante e, agora, foi conquistado, com muito esforço e dedicação. A sensação de dever cumprido, um certo orgulho por não ter desistido em meio a tantas dificuldades e uma sensação de desenvolvimento profissional e autonomia. Graças à universidade, cheguei ao meu tão desejado sonho e tive uma experiência incrível no meu curso. Aprendi bastante com professores extremamente competentes e fui muito bem acolhida por todos que tive contato durante a graduação”, finaliza.

A educação é o principal meio de transformação de vidas. Com ela é possível alterar o rumo de uma vida, uma família e, sobretudo, uma sociedade. A UESPI atua incentivando e proporcionando o alcance dessas transformações por meio da educação.