UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração – LITERATURA, MEMÓRIA E CULTURA

Investigações centradas no diálogo entre literatura, memória e cultura a partir da interação entre a literatura e outros sistemas semióticos, em especial música, cinema e manifestações da arte popular, bem como das relações entre a produção e recepção das obras literárias, ficção e história, e questões de gênero.

Linhas de Pesquisa

1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;

 2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: Estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;

 


Área de Concentração – LINGUAGEM E CULTURA

Linha de Pesquisa

3) Estudos da Linguagem:

Descrição e ensino: Estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.

RELAÇÃO DOS PROFESSORES

L1 – Linha de Pesquisa: Literatura e Outros Sistemas Semióticos

L2 – Linha de Pesquisa: Literatura, Historiografia e Memória Cultural

L3 – Linha de Pesquisa: Estudos da linguagem: descrição e ensino

Algemira de Macêdo Mendes     L2Investigações centradas no diálogo entre literatura, imprensa, memória, e identidade.Estudo da produção literária escrita por mulheres refletindo suas implicações de gêneros e seus sistemas interrelacionados de representação, raça, etnias, entre outros eixos conceituais, como diáspora e pós-colonialismo com foco em autores e autoras de origem africanas de Língua Portuguesa.Estudo da produção literária piauiense centrada no diálogo entre literatura, imprensa, memória e identidade.
Ailma do Nascimento Silva   L3Sociolinguística, Fonologia e Variação, Aquisição da língua escrita. Variação e Ensino.
Bárbara Olímpia Ramos de Melo   L3Investigações sobre a análise e descrição de gêneros, estabelecendo possíveis conexões entre gêneros, práticas letradas e ensino da escrita em contextos da educação básica ou do ensino superior.
Diógenes Buenos Aires de Carvalho   L1Estudos da recepção da literatura em diálogo com outras linguagens.Estudos da literatura brasileira para crianças e jovens.Estudo da formação de leitores literários em diversos contextos sociais.
Elio Ferreira de Souza L2Estudo de obras literárias com enfoque na literatura afrodescendente, identidade e memória, literatura cultura afro-brasileira e cultura indígena, literatura e cultura africana de língua portuguesa.
 Feliciano José Bezerra Filho  L1 O fenômeno literário e suas relações com a canção popular, cinema e artes visuais. Análise dos processos semióticos e crítica das teorias e práticas culturais e artísticas.
 Franklin Oliveira Silva  L3Investigações sobre as Estratégias de Textualização e construção de sentidos em gêneros textuais. Estudos sobre o fenômeno da Referenciação e da Intertextualidade.
Francisco Wellington Borges Gomes   L3Investigações sobre práticas de linguagem multiletradas, notadamente aquelas que envolvem o letramento digital e o letramento visual; Estudos sobre os processos de leitura e a construção de sentido em textos multimodais por meio dos construtos teóricos da Semiótica Social, da Gramática do Design Visual e dos multiletramentos; Aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna e estrangeiras sob uma perspectiva sociocultural.
 Giselda dos Santos Costa L3Impolidez pragmática, Agência, Affordance, Letramento crítico visual, Formação de professores de língua estrangeira, Aprendizagem de línguas assistida por tecnologia, Discurso do ódio e Mídias Sociais
 José Wanderson Lima Torres   L1 Estudos de Literatura Comparada envolvendo as relações entre a literatura e cinema, com enfoque em torno de questões como adaptação, autoria, narratividade, angústia da influência, imaginário, mímesis, interdiscursividade e interculturalidade.Estudos interdisciplinares com foco na interface entre literatura, mito e religião (mitos e ritos ressignificados na literatura e no cinema; o sagrado, o trágico e o demoníaco na literatura e no cinema; intertextos bíblicos na literatura e no cinema; gnosticismo na literatura moderna; diálogos entre mística e poesia; a jornada do herói na produção fílmica e literária para crianças e jovens; rivalidade mimética, sacrifício e construção do bode expiatório na literatura e no cinema).Obs. No caso de obras literárias, as pesquisas devem enfatizar autores brasileiros ou hispano-americanos dos séculos XIX, XX e XXI.
Raimunda Celestina Mendes da SilvaL3Estudo da produção literária de língua portuguesa, com destaque para a produção piauiense. Ênfase na relação entre literatura, história, historiografia e memória arquivada.
Maria Suely Oliveira Lopes L2Estudo da produção literária contemporânea de autoria feminina em interface com Literatura, História e Sociedade;-Estudo de Narrativas Metaficcionais Historiográficas Latino-americanas – eixo sul.
Margareth Torres de Alencar  L2Literatura, História e Memória em textos produzidos por autores e autoras em línguas portuguesa, inglesa e espanhola; Escrita de si,( o que envolve, recepção, autobiografia, autoficção e memória e mesmo que seja na Escrita Fora de Si.). Literatura e gênero.
 Silvana Maria Pantoja dos Santos L2Estudo de produções literárias (prosa e  poesia) de língua portuguesa do século XX e, em especial, contemporâneo. Literatura e Sociedade, ênfase em perspectivas memorialísticas: cultural, trauma, ressentimento, dentre outras que perpassam questões individuais e coletivas; literatura e espaço físico e/ou simbólico; literatura e cidade.
 Alan Lobo de Souza  L3 Estudos discursivos que problematizem o modo como a opinião e o imaginário social (memória discursiva) produzem efeitos de sentido a partir de diferentes materialidades significantes, assim abordados pelo viés teórico da Análise do discurso materialista.
 Janaica Gomes MatosL3 Estratégias de textualização nos gêneros e sequências textuais; construção argumentativa do texto; fenômeno da referenciação.
 Tarcilane Fernandes da Silva  L3Pesquisas envolvendo a leitura e a escrita (autoria) sob uma perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa. Questões atinentes ao ensino de língua portuguesa e ao livro didático: constituição político-pedagógica e adoção em sala de aula.
Ruan Nunes SilvaL1Estudos comparatistas entre literaturas e outras artes/linguagens. Estudos de/sobre literaturas em diálogos com teorizações queer e/ou feministas. Estudos de/sobre literaturas de língua inglesa em diálogo com outros campos epistemológicos como teorias pós-coloniais e estudos culturais.
 Daniel Castello Branco CiarliniL2  Estudos em Literatura e Imprensa com enfoque em Sociologia e História da Literatura. Literatura Brasileira (ênfase no Romantismo) e Literatura Piauiense (séculos XIX e XX).