Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Grupos de Pesquisa

Líderes: Diógenes Buenos Aires de Carvalho,Paula Fabrisia Fontinele de Sá

O grupo de pesquisa tem atuado no desenvolvimento de projetos de pesquisa que congregam docentes e discentes do Curso de Letras/Português, do Campus Clovis Moura, e do Mestrado em Letras, da Universidade Estadual do Piauí, nas linhas de pesquisa “Literatura infantil e juvenil e formação de leitores” e “Literatura, cultura e gênero”. A repercussão desses projetos tem ocorrido a partir da participação dos seus membros em diversos eventos nacionais e internacionais com a apresentação dos resultados alcançados, como também na publicação de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos.

Líderes: Stela Maria Viana Lima Brito, Maria Suely de Oliveira Lopes

Formação, desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos para os pesquisadores envolvidos no projeto; 2. Realização de estudos de Literatura Comparada, inclusive em colaboração com outros grupos de pesquisa; 3. Orientação de pesquisas de Literatura Comparada com alunos de Iniciação Científica, voluntários, de graduação, de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado), ex-alunos, ou ainda profissionais de outras áreas do conhecimento; 4. Disponibilização do conhecimento e acervo construídos pelo grupo de pesquisa para a sociedade através de apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos ou culturais e publicações, inclusive on line.

Líder: Algemira de Macêdo Mendes

Espera-se conseguir uma maior integração entre os pesquisadores da UESPI e a comunidade acadêmica do Estado. Além disso, o projeto sobre literatura piauiense ensejará um momento de crescimento, para professores e estudantes, que poderão aprender a lidar com fontes primárias, aprofundando o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa científica. Enfim, o benefício acadêmico extrapolará o âmbito da UESPI, colaborando consequentemente na formação de indivíduos capazes de interferir na realidade cultural, produzindo e inserindo novos saberes no meio social

Líderes: Elio Ferreira de Souza, Assunção de Maria Sousa e Silva

O NEPA – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO da Universidade Estadual do Piauí, criado em novembro de 2005, é um grupo de estudos e pesquisas na área de literaturas africanas e afro-brasileiras, com finalidade acadêmica e institucional; vinculado ao Curso de Licenciatura Plena em Letras Português da Universidade Estadual do Piauí, em primeira instância; e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em instância superior. O NEPA desenvolve estudos, realiza pesquisas no campo da cultura africana e afro-brasileira com finalidade acadêmica, profissional e institucional; organiza e realiza eventos científicos com vista à publicação e divulgação das pesquisas; no respeito às diferenças étnico-raciais combatendo o racismo e a discriminação. No que concerne à metodologia, privilegia a análise literária e suas interfaces com outros campos do conhecimento, integrando as áreas de investigação social e humana, as ciências da linguagem e as artes.

Líder: Franklin Oliveira Silva

O grupo congrega pesquisas que assumem como fundamento, na abordagem do texto, a perspectiva atual da referenciação, o pressuposto de uma sociocognição interacionalmente situada, as discussões mais recentes de gênero do discurso e de formas de organização composicional dos textos. Nesse âmbito, realiza estudos sobre os processos de referenciação nos mais diferentes gêneros textuais, fazendo uma interface com a Linguística Cognitiva para a descrição desses processos, que, no geral, envolvem a presença de modelos cognitivos proposicionais (frames e scripts), de modelos cognitivos metafóricos e de modelos cognitivos metonímicos. Ademais, realiza estudos envolvendo, particularmente, a aplicação dessas temáticas ao ensino

Líderes: Margareth Torres de Alencar Costa, Luciana Maria Libório Eulálio

1.Formação continuada dos pesquisadores do grupo através da participação e promoção de eventos científicos-culturais.2.Realização de estudos de literatura comparada em língua espanhola e oficinas de crítica literária. Realização de estudos voltados a Escrita de Si, memória e História.3. Orientação de alunos em pesquisa de iniciação científica da graduação. Orientação de trabalhos de pesquisa voltados a Pós-graduação latu-sensu escritos em língua espanhola e strictu sensu envolvendo o ensino de Literatura, história, memória e gênero em autores brasileiros ou latino americanos.4. Disponibilização dos trabalhos elaborados pelos participantes do grupo de pesquisa à sociedade ou através de publicações e ou participações em eventos científicos regionais, nacionais ou internacionais.

Líder: Bárbara Olímpia Ramos de Melo

Este grupo de pesquisa se propõe a agrupar estudos na área dos gêneros textuais. Pretendemos abordar aspectos descritivos, analíticos e metodológicos, bem como aqueles voltados para o ensino da Língua Portuguesa

Líder: Daniel Castello Branco Ciarlini 

O Núcleo de Estudos em Sociedade, Imprensa e Literatura Piauiense é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado à Universidade Estadual do Piauí. De caráter interdisciplinar, põe em diálogo as diversas ferramentas investigativas, teóricas e metodológicas dos cursos de Letras, História, Geografia e Ciência da Computação para a construção de uma abordagem que transite por áreas distintas do conhecimento científico. Os esforços giram em torno de estudar o estado do Piauí em suas mais variadas facetas, tomando como baliza os campos simbólico e empírico. Atualmente é mantenedor do programa Velho Monge (já em seu segundo ano), que tem como principal objetivo a recuperação de fontes primárias do e sobre o estado, a partir de uma metodologia de ação dividida em três etapas: Investigação, Digitalização e Difusão.

Líder: Janaica Gomes Matos

O grupo de estudos em Linguística Textual – TEXTUALE – caracteriza-se sob a perspectiva sociocognitivo-discursiva do texto. O grupo desenvolve trabalhos em nível de graduação e de pós-graduação, de modo a discutir e analisar problemáticas sobre as estratégias de textualização nos gêneros e sequências textuais, sobre a construção argumentativa do texto e sobre o fenômeno da referenciação, seja com preocupações teóricas, seja com vistas à aplicação ao ensino de língua, também em possíveis interfaces com estudos da cognição e da argumentação no discurso.

  • GEMETAFIC- GEMETAFIC-Grupo de Estudos Metaficcionais em narrativas Literárias

Líder: Maria Suely de Oliveira Lopes

A ficção funciona como um convite para mundos possíveis e impossíveis. Esse convite fornecido nos transporta para um universo controlado pela prosa, e, por meio das palavras, o narrador progressivamente apresenta-nos àquilo que ele deseja e acha necessário apresentar. O grupo de estudo GEMETAFIC pretende debater as manifestações metaficcionais Historiográficas e Gênero em narrativas literárias sob o viés das perspectivas teóricas contemporâneas, de forma a especular sobre essa maneira de narrar que se entende como ficção, mas não deixa de ser parte de um real ou produzir um efeito de real. Para isso, adotamos como objetivos: Compreender os vários aspectos da metaficção; Analisar obras latino-americanas sob viés metaficcional historiográfico e de gênero; Discutir a proximidade do real com o ficcional e as abordagens metaficcionais sobre o mundo criado a partir do texto.