Lançamento do Programa conecta ENADE acontece nesta quinta-feira (29)

Por Giovana Andrade

O lançamento do programa Conecta Enade para os campis da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) acontece no dia 29 de setembro, às 9h de forma virtual, com transmissão pelo canal do Youtube da Uespioficial.

O objetivo do evento é lançar para toda a comunidade acadêmica o programa. O Conecta ENADE é uma  proposta da reitoria da Uespi que visa a atender os ciclos do Enade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de modo permanente.

Participarão do evento coordenadores de cursos, diretores, alunos concluintes que farão o Enade e professores da UESPI. Um total de 900 pessoas.

A Prof. Márcia Edilene, da comissão organizadora do evento, destaca que a UESPI planejou diversas ações extensionistas com o intuito de formar o concluinte para a participação e desempenho satisfatório no Enade e também professores da IES que atuarão no processo de formação dos concluintes.

“Essas ações se realizarão no formato de oficinas, workshops, seminários, palestras, debates, rodas de conversa e outras modalidades, nas quais serão enfocados temas como: UESPI e Enade, estrutura da prova do Enade, questões do Enade de cunho geral e específico, conteúdos específicos de cada curso, plataforma UESPI, metodologias ativas, formação docente e currículo, além da ênfase nos indicadores da Educação Superior (SINAES) na UESPI”.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade 2022 será realizado no dia 27 de novembro. Na UESPI, os estudantes avaliados serão dos cursos de bacharelados, a seguir: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Turismo e Psicologia, totalizando de 819 alunos.

O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Entre os principais critérios que compõe o programa está o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que corresponde a 70% da nota da Universidade, e nesse sentido a UESPI promove o lançamento do Programa Conecta Enade, de caráter permanente e que tem como principal objetivo fomentar a cultura do exame dentro da Instituição.

EQUIPE

O Conecta  Enade é um programa constituído de três componentes: equipe técnica (responsável pelas informações sobre o Enade e o SINAES); equipe de Língua Portuguesa (responsável pelas informações sobre a estrutura da prova do Enade – características do item, tipos de itens, gabaritos e distratores – e desenvolvimento de estratégias de leitura, interpretação e produção textual) e equipe pedagógica (responsável pelas informações dos conteúdos específicos de cada curso).

TÉCNICA:

Paulo Henrique da Costa Pinheiro