Janeiro Branco: Curso de Psicologia apresenta Programa Saúde Mental do Trabalhador para os servidores

Por Kívia Braga

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada a sensibilizar à sociedade sobre a importância da saúde mental, a Pró-reitoria de Administração da Universidade Estadual do Piauí (Prad-UESPI) apresentou nesta quarta-feira (31)  de janeiro, o programa Saúde Mental do Trabalhador, com a palestra “Ansiedade e o trabalho” visando orientar e incentivar a comunidade acadêmica a cuidar da saúde mental.

O projeto, que faz parte do estágio em Psicologia Organizacional do oitavo período liderado pela Profª. Liliane Moreira, visa inserir no ambiente administrativo, rodas de conversas mensais sobre temas específicos na área da saúde do trabalhador, além de disponibilizar um canal de comunicação de forma virtual pelos discentes do curso.

Na ocasião, o Vice-reitor Prof. Dr. Jesus Abreu, destacou que a saúde mental é um dos três pilares básicos da saúde, em específico, na saúde do trabalhador.

“O nosso bem-estar está ligado ao ambiente de trabalho e a iniciativa da professora Liliane Moreira, será um passo importante para que possamos desenvolver ideias, conhecimentos e conversas, tornando o nosso ambiente de trabalho melhor, mais feliz e produtivo”.

Vice-reitor Prof. Dr. Jesus Abreu esteve presente na roda de conversa

Para o Reitor Prof. Dr. Evandro Alberto, é no ambiente de trabalho que nos revigoramos, pois estamos de fato produzindo para a sociedade e para nós mesmos, pois o melhor local para se viver, é onde de fato deixamos ele menos tóxico.

“É preciso que em cada setor, possamos trabalhar para deixar o ambiente mais humanizado. É importante não deixarmos que comentários negativos nos afetem, pois estamos produzindo um bem que é inigualável para a sociedade: o conhecimento. Nós estamos em uma universidade, e a universidade é diversa mas é preciso que ela seja una quando se tratar de pessoas”.

O Reitor Prof. Dr. Evandro Alberto destacou a importância da saúde mental no trabalho

A roda de conversa também contou com a participação de discentes do curso de Psicologia, que estão na linha de frente do projeto juntamente com a Prof. Liliane Moreira. Dentre os presentes, a aluna Sarah Cruz enfatiza que é preciso compreender a importância de incluir a Psicologia em todos os lugares.

“As temáticas que abordamos são contemporâneas e refletem o que observamos no mundo profissional. Hoje, discutiremos também sobre ansiedade, oferecendo uma perspectiva profissional, pois sabemos que é um tema amplamente discutido, mas com muita desinformação na internet. Estamos aqui para esclarecer dúvidas dos servidores, proporcionando serviço e apoio”.

Sarah Cruz, aluna do 8º período do curso de Psicologia

O aluno Pedro Félix reitera que ofertar rodas de conversas é uma ação altamente proveitosa em termos de participação, com intervenções bem articuladas e que contribuem significativamente para o enriquecimento do diálogo.

“Houve uma expansão nas informações que trouxemos, abordando aspectos que talvez não exploraríamos com tanta profundidade. Todas as contribuições foram para fortalecer o momento. Quanto à continuidade desse projeto no curso de Psicologia, sim, nossa professora, no atual estágio em Psicologia Organizacional do oitavo período, pretende manter essa iniciativa com os servidores da UESPI. O foco é contribuir, oferecer suporte tanto na Clínica do Trabalho quanto promovendo diálogos sobre questões cruciais relacionadas à saúde mental dos trabalhadores”, finaliza o discente.

Discente Pedro Félix, um dos palestrantes da roda de conversa