Inscrições abertas para o III Seminário de Troca de Experiências de Estágio

Por João Fernandes

Buscando conectar os alunos a profissionais com grande atuação no mercado, a Universidade Estadual Piauí (UESPI) por meio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, apresenta à comunidade acadêmica o III Seminário de Troca de Experiências de Estágio. O evento acontece de 8 a 10 de fevereiro de forma online, através do canal no Youtube do mesmo.

O projeto foi idealizado por discentes do oitavo bloco do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e tem como objetivo compartilhar as experiências e metodologias de estágio supervisionado antes e durante o período pandêmico, discutindo vivências de outros alunos e de profissionais que já tem uma sólida atuação no mercado.

Para a aluna Natália Gomes, uma das organizadoras da ação, o evento é de suma importância uma vez que  propicia aos participantes debates com temas relevantes que precisam ser constantemente discutidos.

“Para levantar estes debates teremos uma programação muito rica, com muitas temáticas relevantes para os graduandos de licenciatura. Discutiremos as metodologias, as dificuldades encontradas em salas de aula e apresentaremos possíveis soluções. Além de dicas para quem quer se tornar um excelente profissional. Os debates poderão ser contemplados por profissionais de outras áreas”, destaca a aluna.

Na programação, haverá apresentação de palestras, rodas de conversas e minicursos voltados a diversas temáticas como Educação inclusiva, ensino de história, EJA, Aprendizagem Híbrida, Como lidar com a ansiedade e agressividade na escola e Relatos de experiência de estágio.

Segundo a professora Ruth Raquel, uma das coordenadoras da Troca, o Seminário deve ressaltar a importância de demonstrar as experiências de aprendizado para além da sala de aula demonstrando como o estágio é essencial para o desenvolvimento profissional. “Neste Seminário, a Universidade apresenta aos alunos experiências de como é a vivência docente. Demonstrando que as práticas de aprendizado não estão somente na sala de aula. O evento ainda reforça a interação entre os alunos na organização do evento, proporcionando que todos participem da construção de conhecimentos”, destaca a professora.

Além disso, a programação oferta minicursos sobre Normas da ABNT ( voltado para citações e referências) e currículo lattes. O participantes receberam certificados de 30 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

Confira a programação completa:

DIA 08

17h Solenidade de abertura.

19h Palestra: “Diálogos entre a Psicologia Escolar Educacional e os desafios para a Educação Inclusiva”.

DIA 09

08h Palestra: “Ensino de História: A Arte como um dispositivo de ensino aprendizagem”.

10h Minicurso: “Desbravando o currículo lattes”

14h Minicurso: “Normas da ABNT para a formatação de trabalhos com ênfase na referência e citação”

16:30 Mesa Redonda: Me fala, como foi teu estágio? As experiências do fundamental Il e modalidade EJA.

DIA 10

08h Palestra: “Aprendizagem híbrida “. Palestrante: Deyse Mara Romualdo Soares

10h Palestra: “A formação de pedagogos e seus contributos na prática docente em Ciências Naturais: diálogos reflexivos”.

13:30h Mesa Redonda: “Como lidar com a ansiedade e agressividade na escola”. 16:30 Palestra: “Desafios para a educação de jovens adultos no Brasil”

20h Solenidade de encerramento

A programação completa e mais informações estão sendo postadas no Instagram do evento.