Inscrições abertas para o II Simpósio de Botânica da Região da Serra da Capivara

Por João Fernandes

O dia 17 de abril é dedicado a celebrar o Dia da Botânica, em alusão a esta data, o Curso de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Campus de São Raimundo Nonato, realizará o II  Simpósio de Botânica da Região da Serra da Capivara, com a temática “Conhecendo a Biodiversidade Vegetal”. O evento acontece entre os dias 17 e 18 de abril, no canal UESPI Oficial.

Um dos objetivos do evento é lembrar a importância dos botânicos para a ciência e à sociedade. O II Simpósio de Botânica é idealizado pela professora de Biologia e diretora do campus, Janilde de Melo, e ela destaca que o seminário é de suma importância para difundir o conhecimento botânico, divulgar os estudos que estão sendo desenvolvidos na área pela comunidade acadêmica do campus e ainda debater conhecimentos sobre as características dos biomas da região. “A expectativa é que os participantes tenham um evento muito promissor. As temáticas serão sempre voltadas para o conhecimento botânico, ressaltando sobre a conservação e conhecimento da biodiversidade vegetal da Região da Serra da Capivara”, destaca a professora.

Dentre os temas serão debatidos assuntos importantes para o conhecimento da Flora do nosso Estado, tais como, ecologia da polinização na Caatinga, coleção botânica e sua importância para a biodiversidade vegetal, horta de plantas medicinais, jogo de tabuleiro no estudo botânico e Fenologia vegetal: estudos atuais, avançados e perspectivas futuras.

De acordo com a discente Ingrid Pereira de Souza, uma das palestrantes do evento, o encontro além de lembrar o Dia Nacional da Botânica, surge como uma forma de despertar a importância do conhecimento nesta área entre a comunidade acadêmica, com atividades que busquem compreender o funcionamento da Biologia em torno do levantamento, novas espécies, mapeamento e análises da flora.

“As discussões e reuniões do evento irão trazer debates sobre a vegetação, além de mostrar experiências e informações de várias pessoas reunidas em um só propósito: Botânica. Acredito que os palestrantes vão trazer suas experiências e também novas formas de discutir e abordar o reino vegetal. Nossa expectativa é que os membros do nosso curso possam aproveitar esse momento para tirar suas dúvidas, atualizar sobre novos métodos científicos e também agregar com informações ricas e experiências”, acrescenta a aluna.

A discente destaca ainda a importância da Universidade receber um evento como este, dada a relevância do Parque Nacional Serra da Capivara, reconhecido e preservado pela Unesco, assim todos os participantes vão poder perceber o quanto esta área é preservada e também, um pátio para grandes avanços de pesquisas Científicas.

Inscrições

As inscrições estão abertas. De forma gratuita, os interessados devem acessar o formulário de inscrição no Site do evento.