Inscrições abertas para o  I Workshop de Envelhecimento e Qualidade de Vida

Por Giovana Andrade

O envelhecimento da população é uma realidade global que traz consigo desafios e oportunidades significativas para profissionais da área da saúde. À medida que a expectativa de vida aumenta é essencial que estudantes e profissionais da saúde estejam bem preparados para lidar com as complexidades do envelhecimento e promover uma melhor qualidade de vida para os idosos. Pensando nisso, no Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior acontecerá o I Workshop de Envelhecimento e Qualidade de Vida.

Turma da Unati Uespi

O Coordenador da UNATI, Prof. Moisés Mendes, explica que ideia do Workshop surgiu da necessidade de incluir a educação física no debate sobre a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos, visto que este público busca cada vez mais um envelhecimento saudável e de alta qualidade e para isso é essencial contar com profissionais devidamente preparados.

“O objetivo do workshop, dentro do contexto do Fórum Nacional, é proporcionar um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos voltados especificamente para os profissionais da educação física. Pretendemos abordar temas cruciais, como a autonomia do idoso, a promoção da qualidade de vida e a importância de se debater o envelhecimento de forma abrangente. Acreditamos que ao unir esforços dentro do fórum, podemos capacitar estudantes e profissionais de educação física para desempenhar um papel fundamental na melhoria do envelhecimento da população”.

O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro no hotel Blue Tree na Sala YPE. O Workshop contará com diversos cursos como:

• Avaliação Motora para a Terceira Idade Curso com o Prof.Dr. Francisco Rosa Neto;
  • Exercício físico e envelhecimento: o que dizem os guidelines sobre a prescrição? com o Prof.Dr. Luiz Sinésio;
  • Mix de dança para a Terceira Idade com o Prof. Me. Gil Farias;
  • Dança na Cadeira com a Prof. Maria Alice Corazza;
  • Funcional Sênior com o Prof. Rafael Soares;
  • e o curso de como criar projetos para a Terceira Idade com o Prof. Cristiano Silva.

A Prof. Maria Alice Corazza, palestrante do curso de Dança na cadeira, explica que o objetivo principal desses movimentos dançantes é trabalhar as pernas, articulações e condicionamento físico, tudo por meio da dança na cadeira. Além disso,  é um trabalho psicofísico-social, pois envolve integração social e também tem benefícios psicológicos, ajudando as pessoas a se reconectarem com seus corpos vivos.

” São movimentos dançantes em que aproveitamos temas e ritmos. Por exemplo, incorporamos ritmos da dança de salão, como bolero, tango, valsa, tcha-tcha e twist, todos adaptados para serem realizados sentados na cadeira. Também incorporamos temas, como os anos dourados e músicas de diferentes países, como México, Estados Unidos, Bélgica e Alemanha, adaptando os movimentos de acordo com o ritmo de cada país, o curso será 100% prático e eu vou garantir que todos saiam daqui dançando na cadeira “.

Inscrição:

As inscrições acontecem até o dia 10 de outubro através do Formulário Online.

Após a inscrição é necessário efetuar o pagamento em até 2 dias úteis após o preenchimento. Depósito em dinheiro direto no Caixa ou transferência ou pix para a conta poupança:
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 1637-3
CONTA: 742.186-9
VARIAÇÃO: 51
MOISÉS MENDES DA SILVA

Via site do evento na forma online:
IMPORTANTE: NÃO SERÁ ACEITO DEPÓSITOS VIA ENVELOPES.

Após  pagamento o candidato deve enviar o nome completo do participante, o nome da oficina que deseja realizar e uma foto do comprovante de pagamento para o email: pagamentosncti@gmail.com. OBSERVAÇÃO: As oficinas possuem vagas limitadas.

A UESPI está doando 100 cortesias aos profissionais de Educação Física e para adquirir o profissional precisa se dirigir ao Conselho Regional de Educação Física no Piauí (CREF-PI).