Inscrições abertas para I Ciclo de Debates sobre Sociedades de Controle, Big Tech e Neoliberalismo

Por Arnaldo Alves

O Grupo de Pesquisa NECTAR (Núcleo de Estudos Críticos do Discurso e a Teoria Ator-Rede) e o Grupo de Estudos Interinstitucional Neoliberalismo e subjetividade: discursos e práticas da gestão de si realizam o I Ciclo de Debates sobre Sociedades de Controle, Big Tech e Neoliberalismo: a conexão entre tecnobiocapitalismo e as práticas fascistas de consumo, a partir da próxima quarta-feira (08), através do Google Meet.

O objetivo do evento é incitar alunos e professores, assim como as comunidades acadêmicas envolvidas, a compreenderem e debaterem as várias nuances e facetas da morfologia social, econômica, política e cultural do capitalismo contemporâneo.

Para isso a programação debate de obras de filósofos e pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas (linguística, artes, filosofia, ciência política, teoria queer etc.) que tenham trabalhado com o diagnóstico do surgimento de uma nova racionalidade subjetiva, moral e política – o neoliberalismo –, dentro de uma conjuntura de nova modulação do capital, pautado pela economia da atenção, pelo consumo desenfreado e pela coleta indiscriminada e vigilante de dados pessoais nas interações via internet e aplicativos tecnológicos.

A palestra de abertura do evento tem como tema “Das sociedades disciplinares às sociedade de controle: uma introdução”, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Emanoel Pedro Martins. O Ciclo também conta com mais cinco debates, realizados entre os meses de junho e agosto, com temáticas relacionadas ao nascimento do biopoder e as tecnologias regulatórias da vida; o fascismo de consumo e a produção do homem unidimensional; a mediação tecnológica da vida, pós-capitalismo digital e a morte da política; psicopolítica e as novas técnicas de poder, tecnobiopoder e o sequestro da potencia gaudendi.

O evento é realizado pelo projeto de extensão da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo (Picos-PI), em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), dos campi Camocim e Tabuleiro do Norte.

Inscrições

As inscrições estão abertas. O Ciclo possui certificado de 60h e os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site do evento.

Confira a programação completa