Inscrições abertas do Programa de Pós-graduação em Letras da UESPI – Uespi

Inscrições abertas do Programa de Pós-graduação em Letras da UESPI

Por Arnaldo Alves

As inscrições da seleção de candidatos para formação da décima segunda turma do curso de Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) começaram nesta sexta-feira (20). Ao todo estão sendo disponibilizadas 46 vagas para ingresso no primeiro período letivo de 2022.

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI – PPGL, Bárbara Melo, o Programa conta com duas áreas de concentração: Linguagem e Cultura e Literatura e Cultura. “Hoje o PPGL conta com 19 docentes permanentes, com pesquisas que envolvem aspectos variados da linguagem e da literatura. Os estudantes que ingressarem no nosso Mestrado poderão contar com a qualidade de um Programa bem avaliado pela Capes (nota 4), com docentes que são pesquisadores de inserção nacional e internacional e, principalmente, com a boa acolhida típica da família Uespiana”, ressalta a docente.

Genilda Viera Rodrigues faz parte da décima primeira turma de mestrado do PPGL. Segundo ela, sua dissertação trata sobre práticas de produção de resumos na perspectiva de letramentos acadêmicos.

“A experiência de ser aluna de mestrado no PPGL é muito boa, pois é um Programa de excelência com disciplinas e professores maravilhosos, que nos leva a pensar de uma forma mais crítica, com capacidade de expressão contudente tanto na forma oral como escrita. Vejo o PPGL como fundamental no meu desenvolvimento profissional, pois estou tendo um conhecimento mais capacitado na minha área de atuação, atendendo assim algumas exigências no mercado de trabalho, assim como na vida pessoal, pois posso contribuir com as gerações futuras através da educação. Além disso, também estou sendo qualificada para ser uma futura pesquisadora”, destaca.

Genilda Viera (esquerda) com a coordenadora do PPGL Bárbara Melo (centro) e a também aluna do Programa Paula Fabiana na coordenação do curso

Genilda Viera (esquerda) com a coordenadora do PPGL Bárbara Melo (centro) e a também aluna do Programa Paula Fabiana na coordenação do curso

Lennon Marques dos Santos também é aluno da décima primeira turma do Mestrado. Para ele, o PPGL traz no decorrer do curso uma formação mais humanizada, rica em conhecimento, empatia e solidariedade.

“A minha dissertação é uma pesquisa sobre as narrativas de metaficção e simulacros identificadas na obra do escritor Sérgio Sant’Anna. A importância desse trabalho se deve ao que pretendemos, a partir das análises da escrita desse autor de literatura brasileira contemporânea, evidenciar dessa produção, que são e o que consideramos como tendências de estilos e características dessa época literária, a fim de contribuir com as futuras gerações de estudantes e pesquisadores que se interessarem de forma geral com essa período histórico da nossa literatura”, explica.

As inscrições estão abertas até o dia 09 de setembro, no site do Núcleo de Concursos e Formação de Eventos (NUCEPE/UESPI). No site do Nucepe você também acompanha todas as cinco etapas do processo seletivo: inscrição, análise documental, análise do pré-projeto de pesquisa, arguição e prova de títulos.

Requisitos de participação

Podem candidatar-se portadores de diploma de curso de graduação plena em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central das áreas de concentração.

Confira as linhas de pesquisa:

1) Literatura e outros Sistemas Semióticos: estudos teóricos e críticos de produções literárias e culturais, suas relações com outros sistemas estéticos, midiáticos e culturais;

2) Literatura, Historiografia e Memória Cultural: estudo da produção e recepção literária, ficção e história, das relações de gênero e de etnia, com ênfase no contexto regional;

3) Estudos da Linguagem: descrição e ensino: estudos teóricos e empíricos de fenômenos da linguagem a partir de toda a sua complexidade como fenômeno de natureza sociocultural e histórica e sob diversas perspectivas teórico-metodológicas e diferentes aspectos (fonético-fonológico, morfológicos, sintáticos, semânticos, lexicais, pragmáticos e discursivos), além de suas relações com o ensino de línguas.

Vagas

Para este edital estão previsto o preenchimento de até 46 (quarenta e seis) vagas, distribuídas da seguinte forma:

a) Até 09 (nove) vagas para a linha de pesquisa Literatura e Outros Sistemas Semióticos, dessas, até 4 (quatro) vagas para ampla concorrência; até 03(três) vagas para autodeclarados negros, quilombolas e indígenas; até 01 (uma) vaga para pessoas com deficiência e até 01(uma) vaga para servidor efetivo da UESPI, seja no cargo de professor efetivo ou técnico efetivo.

b) Até 17 (dezessete) vagas para a linha de pesquisa Literatura, Historiografia e Memória Cultural, dessas, até 8(oito) vagas para ampla concorrência; até 5 (cinco) vagas para autodeclarados negros, quilombolas e indígenas; até 02 (duas) vagas para pessoas com deficiência e até 02(duas) vagas destinadas a servidores efetivos da UESPI, seja no cargo de professor efetivo ou técnico efetivo.

c) Até 20(vinte) vagas para a linha de pesquisa Estudos da Linguagem: descrição e ensino, dessas, até 10 (dez) vagas para ampla concorrência; até 06(seis) vagas para autodeclarados negros, quilombolas e indígenas; até 02(duas) vagas para pessoas com deficiência e até 02(duas) vagas destinadas a servidores efetivos da UESPI, seja no cargo de professor efetivo ou técnico efetivo.

Confira o edital completo.