Inmetro, Uespi e UEA discutem parceria para fomento à acreditação e oferta de pós-graduação

Divulgação: Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reuniu-se nesta quinta-feira, 20 de julho, com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Estadual Piauí (Uespi) para discutir o lançamento do Programa de Desenvolvimento Regional, um acordo de cooperação que vai possibilitar o acesso das universidades à infraestrutura laboratorial, aos recursos humanos e às iniciativas acadêmicas do Inmetro.

Objetivo é firmar acordo de cooperação para desenvolvimento de cursos de pós-graduação, estímulo à acreditação de laboratórios e transferência de tecnologia

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito juntamente com o diretor de Planejamento Maycon Danylo atendendo aos encaminhamentos e solicitação da senadora Jussara do PSD de Piaui, deputado federal Júlio César do PSD do Piauí e dep Jorgiano Neto PMDB participaram da reunião .

A reunião também contou com a participação dos reitores das duas universidades: Evandro Alberto, da Uespi, e André Zogahib, da UEA. “Esta é uma relação em que todos ganham e a população de uma forma geral é beneficiada com os serviços que vamos prestar com mais qualidade e eficiência, fortalecendo a pesquisa e a inovação”, afirmou o professor Evandro Alberto.

O presidente do Inmetro reforçou o caráter inclusivo da iniciativa, que quer levar a infraestrutura da qualidade a regiões do Brasil que hoje têm pouco acesso à rede de laboratórios acreditados e às ações de formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade.
“Estamos corrigindo uma desigualdade histórica com as regiões Norte e Nordeste, permitindo a transferência de tecnologia, o apoio à inovação e o fortalecimento da pós-graduação nas universidades”, afirmou Márcio Brito.

“A ideia é criar um ambiente perfeito para a inovação no segmento acadêmico e promover a reindustrialização do setor produtivo, uma vez que a indústria terá uma estrutura da qualidade por meio de laboratórios acreditados nas regiões.“, comentou.
Nosso compromisso é desenvolver cada vez mais nosso País e sempre contribuir com nosso estado que vem em uma linha crescente de desenvolvimento, ressaltou Maycon Danylo.

Lançamento

O Programa de Desenvolvimento Regional utilizando a Infraestrutura da Qualidade do Inmetro será lançado durante a Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), que ocorrerá de 28 de agosto a 01 de setembro, em Manaus, Amazonas.

Foto: Gabriel Moraes/Inmetro

A intenção é assinar um acordo de cooperação que vai promover a aproximação entre o Inmetro, UEA e Uespi, com o objetivo de fomentar a acreditação de laboratórios no Norte e Nordeste do país e descentralizar a oferta de cursos de pós-graduação do Inmetro, atendendo as duas regiões.

Fotos: Gabriel Moraes/Inmetro