Por Clara Monte
Aconteceu na manhã desta terça-feira (13) o primeiro encontro do III Seminário Didático-Pedagógico do CCHL, que se estende até quinta-feira (15). A ação é composta da parceria da Comissão Didático-Pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com a Coordenações dos Cursos de Licenciatura Plena.
O evento possui frequência bienal (ocorre a cada dois anos), pretendendo avaliar o desempenho das disciplinas pedagógicas e ampliar debates sobre temas específicos à área de formação dos 6 cursos de licenciatura plena: Letras português, Letras espanhol, Letras inglês, Ciências Sociais, História e Geografia. A realização do seminário acontece de forma híbrida, tanto de forma presencial, quanto virtual, sendo transmitida pelo canal UESPI Oficial.
Gorge Eduardo de Abreu, vice diretor do centro de Ciências Humanas e Letras ( CCHL), e também um dos coordenadores do evento explica que o o intuito é fazer com que os alunos e professores comecem a discutir o que está acontecendo dentro de cada curso, e verificar quais as mudanças que estão acontecendo dentro da sociedade que influencia nas transformações no modo de ensino.
“A cada dois anos é discutido os temas que estão mais presentes na realidade dos cursos e são debatidos em mesas de discursão. Essa edição foram convidadas professoras de universidade federal da Bahia e de Pernambuco para interagir com a gente novos pensamentos sobre essas transformações, como: curricularização da extensão, inserção do EAD nos cursos de licenciatura, e quais os desafios dos professores nessas mudanças”.
O seminário também conta com grupos de discursão sobre o EAD nos cursos de licenciatura da Uespi, uma mesa redonda debatendo o currículo no Ensino Médio, e discursão sobre a evasão universitárias. Tamires da Silva, aluna do quinto período de Letras Português destaca como importância esse evento tanto a socialização com outros alunos , mas também a visibilidade para seu curso.
“Aqui a gente tem contato e interação com mais professores o que contribui com a ampliação do nosso conhecimento, além de trazer temas ligados a educação e como nós somos de licenciatura podemos pegar esses assuntos e levar para dentro de sala de aula, esse evento serve como capacitação dentro da nossa área”.
O evento contou também com a presença do Reitor Evandro Alberto, que parabenizou toda a coordenação pela iniciativa e enfatizou a pandemia como responsável por grande parte do aceleramento de transformações tecnológicas na forma de aprender e ensinar.
“Não estavamos preparadas para a pandemia, nós tivemos que aprender, e conversas como essas são necessárias para o novo contexto de sala de aula. E é preciso que a gente conheça sobretudo essas tecnologias que serão empregadas nas disciplinas didático pedagógicas, pois o sistema de fordismo da educação está superado. Não podemos nunca substituir nunca o professor, mas devemos prepara-los para o novo cenário de educação”.