III Seminário Didático-Pedagógico do CCHL iniciou suas atividades nesta terça-feira (13)

Por Clara Monte

Aconteceu na manhã desta terça-feira (13) o primeiro encontro do III Seminário Didático-Pedagógico do CCHL, que se estende até quinta-feira (15). A ação é composta da parceria da Comissão Didático-Pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com a Coordenações dos Cursos de Licenciatura Plena.

III Seminário Didático-Pedagógico do CCHL

O evento possui frequência bienal (ocorre a cada dois anos), pretendendo avaliar o desempenho das disciplinas pedagógicas e ampliar debates sobre temas específicos à área de formação dos 6 cursos de licenciatura plena: Letras português, Letras espanhol, Letras inglês, Ciências Sociais, História e Geografia. A realização do seminário acontece de forma híbrida, tanto de forma presencial, quanto virtual, sendo transmitida pelo canal UESPI Oficial.

Bancada pedagógica com os coordenadores do evento

Gorge Eduardo de Abreu, vice diretor do centro de Ciências Humanas e Letras ( CCHL), e também um dos coordenadores do evento explica que o o intuito é fazer com que os alunos e professores comecem a discutir o que está acontecendo dentro de cada curso, e verificar quais as mudanças que estão acontecendo dentro da sociedade que influencia nas transformações no modo de ensino.

“A cada dois anos é discutido os temas que estão mais presentes na realidade dos cursos e são debatidos em mesas de discursão. Essa edição foram convidadas professoras de universidade federal da Bahia e de Pernambuco para interagir com a gente novos pensamentos sobre essas transformações, como: curricularização da extensão, inserção do EAD nos cursos de licenciatura, e quais os desafios dos professores nessas mudanças”.

O seminário também conta com grupos de discursão sobre o EAD nos cursos de licenciatura da Uespi, uma mesa redonda debatendo o currículo no Ensino Médio, e discursão sobre a evasão universitárias. Tamires da Silva, aluna do quinto período de Letras Português destaca como importância esse evento tanto a socialização com outros alunos , mas também a visibilidade para seu curso.

“Aqui a gente tem contato e interação com mais professores o que contribui com a ampliação do nosso conhecimento, além de trazer temas ligados a educação e como nós somos de licenciatura podemos pegar esses assuntos e levar para dentro de sala de aula, esse evento serve como capacitação dentro da nossa área”.

O evento contou também com a presença do Reitor Evandro Alberto, que parabenizou toda a coordenação pela iniciativa e enfatizou a pandemia como responsável por grande parte do aceleramento de transformações tecnológicas na forma de aprender e ensinar.

Discurso do Reitor Evandro Alberto

“Não estavamos preparadas para a pandemia, nós tivemos que aprender, e conversas como essas são necessárias para o novo contexto de sala de aula. E é preciso que a gente conheça sobretudo essas tecnologias que serão empregadas nas disciplinas didático pedagógicas, pois o sistema de fordismo da educação está superado. Não podemos nunca substituir nunca o professor, mas devemos prepara-los para o novo cenário de educação”.

Comunidade acadêmica presente no evento