I encontro de estudos semióticos e linguísticos aplicados ao ensino (I ESLAE) na UESPI

Por Roger Cunha

A Universidade Estadual do Piauí sediará, de 4 a 6 de setembro de 2024, o I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino (I ESLAE). O evento acontecerá no Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba-Piauí, e irá reunir uma diversidade de acadêmicos, pesquisadores, professores e estudantes interessados nos avanços dos estudos da Semiótica e da Linguística aplicados ao ensino. O evento está sendo coordenado pelas professoras Nize Paraguassu Martins (CCHL/UESPI), coordenadora do Dinter em Linguística da USP/UESPI, e Shenna Luíssa Motta Rocha (PNB/UESPI), professora doutora do Curso de Letras/Português, egressa do Programa.

O I Encontro de Estudos Semióticos e Linguísticos Aplicados ao Ensino será realizado no período de 04 a 06 de setembro de 2024.

De acordo com a coordenadora do evento, Professora Nize Paraguassu Martins, o I ESLAE tem entre os objetivos criar um espaço de debate e intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e professores de cursos de Letras, Educação Básica e áreas afins. “Queremos proporcionar um ambiente onde possamos debater nossas pesquisas e conhecer os avanços mais recentes na aplicação da Semiótica e da Linguística ao ensino”, afirma a professora. Além disso, o evento visa apresentar os resultados de pesquisa e relatos de experiências dos professores e egressos do Doutorado Interinstitucional em Linguística celebrado entre a USP e a UESPI. “Este evento é uma culminância do convênio que será finalizado em dezembro de 2024 e resultou na titulação de até 10 professores de cursos de Letras da UESPI pelo Departamento de Linguística da USP”, completa  a Profa. Nize Paraguassu Martins.

A professora Nize Paraguassu Martins destaca também que o I ESLAE irá promover a formação de professores mais preparados e conscientes de sua relevância no processo educacional. “Não estamos apenas promovendo conhecimento acadêmico, mas também a aplicação prática desse conhecimento nas salas de aula. Esperamos que os participantes saiam daqui mais capacitados para contribuir com a qualidade da educação básica”, explica.

A interação entre pesquisadores e professores com diferentes formações promete ampliar as abordagens metodológicas e teóricas. “A pesquisa linguística se beneficia da aplicação prática em sala de aula, enquanto o ensino ganha embasamento teórico e atualização constante. Essa troca é fundamental para o enriquecimento das nossas práticas”, ressalta a professora.

O evento pretende influenciar as pesquisas e práticas não apenas dentro da universidade, mas também fora dela. Isso será alcançado através do desenvolvimento de recursos didáticos inovadores e adaptados à realidade educacional da área de Letras, despertando o interesse pela extensão universitária. “Os minicursos ofertados durante o encontro promovem o interesse dos participantes pela extensão universitária. Além disso, as discussões entre pesquisadores, professores e alunos possibilitam a elaboração de materiais didáticos inovadores que podem ser utilizados tanto na formação inicial de professores quanto na atualização contínua dos docentes em exercício. As discussões do I ESLAE transcenderão os limites institucionais e disciplinares, promovendo uma sinergia valiosa para o avanço da Linguística e o aprimoramento do ensino de línguas”, conclui a coordenadora.

O evento prevê dois tipos de participação: com apresentação de trabalho e sem apresentação de trabalho.

Para mais informações do evento e inscrições, acesse: Página Inicial do ESLAE.