Grupo psicoeducativo organiza palestra sobre “Relacionamentos Afetivos”

Por Giovana Andrade

O grupo psicoeducativo do Serviço de Psicologia do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC-PREX) organiza palestra sobre “Relacionamentos Afetivos”. O objetivo é desenvolver um momento aberto para dialogar sobre as estratégias para manter relações saudáveis e leves.

A ação acontece amanhã (12), às 11h, pela a plataforma do google meet. Pode participar da ação toda a comunidade acadêmica da UESPI( discentes de todos os Campi, regime presencial e EAD, professores e funcionários)  e a inscrição é através do WhatsApp (86) 99498-5419.

João Nunes, estagiário do Serviço de Psicologia, destaca que a ideia do tema surgiu a partir da observação da importância dessas questões e das demandas que chegam ao setor. Ele explica que conflitos em relacionamentos afetivos e familiares são comuns e é essencial discutir e intervir nessas temáticas para promover mudanças positivas.

“Primeiramente, é importante reconhecer que a comunidade acadêmica desempenha diversos papéis em suas vidas. No dia a dia, eles são estudantes, filhos, namorados, amigos, entre outros. Por isso, abordamos questões que vão além do contexto universitário, pois tudo isso influencia na saúde mental das pessoas, tanto para adoecer, quanto para prevenir e melhorar a qualidade de vida emocional delas. Por isso, ao trabalharmos a psicoeducação em diferentes áreas da vida dessas pessoas, caminhamos em direção ao equilíbrio e ao bem-estar delas”.

Ele ainda enfatiza que quando é reservado espaço para que as pessoas possam conversar sobre esses assuntos, os resultados são positivos. “As pessoas se sentem valorizadas e vistas em relação às suas vivências. É um reconhecimento de que suas experiências são importantes e dignas de atenção”.