Grupo de Direito da Uespi de Piripiri promove live com orientações sobre o PIBIC

Por Vitor Manoel

O Grupo de Pesquisa Anajás, através da Professora Mestra Jéssica Teles de Almeida do curso de Direito do campus Prof. Antônio Geovanne Alves de Sousa em Piripiri, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), irá promover uma live hoje (25) a partir de 20h voltada a orientações para o Programa de Iniciação à Pesquisa (PIBIC) 2022-2023.

A transmissão vai acontecer via Instagram da docente: @jessicatelesdealmeida.

A ação terá como objetivo tirar dúvidas com relação a participação em projetos de pesquisa, explicando a importância para os alunos do Direito a desenvolver habilidades como o conhecimento da lógica, o raciocínio jurídico, habilidades para pesquisa, além de ajudar na evolução da escrita.

Em Piripiri, as pesquisas de Direito passam  primeiramente pela aprovação do Grupo Anajás, organização que trata sobre Direitos Humanos, Democracia e Poder Público. Segundo a professora Jéssica de Almeida a pesquisa é um elemento fundamental na formação acadêmica dos alunos. Ela entende que em algumas oportunidades os discentes acreditam que a construção desses projetos sejam voltados apenas para o ensino, especialmente no curso de Direito.

“A princípio, a pesquisa ajuda aquele aluno que visa um mestrado ou doutorado, mas não apenas isso. Ela pode ajudar o discente a pesquisar dados, evoluir na qualidade de escrita o que ajuda na construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Particularmente os alunos que participaram comigo não tiveram dificuldades para fazer o TCC, acabou sendo um processo natural para eles”.

Na edição 2021-2022 do PIBIC 455 projetos foram aprovados na UESPI, sendo que 25 saíram do campus da cidade de Piripiri. O Diretor de Departamento de Pesquisa Prof.Dr.Gustavo Oliveira ressalta que o período de inscrição para o PIBIC está aberto disponíveis até o dia 8 de maio. Ele comenta sobre a importância da inscrição de professores e a participação de alunos no programa.

“A quantidade de projetos submetidos nos programas dependem da participação dos professores, cada docente pode orientar no máximo 4 alunos. As propostas são enviadas e a classificação seguem critérios como a de avaliação da planilha acadêmica do professor e do Coeficiente de Rendimento Escolar do Aluno”.

A live estará disponível para docentes e discentes de todos os cursos e de todos os campus da UESPI.