UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Futuro de alunos do estado do Piauí pode estar na energia renovável

Divulgação CITER

Uma das instituições mais renomadas no campo de estudo e desenvolvimento das energias renováveis do país, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) se prepara para apresentar aos participantes da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis – CITER, que ocorre entre os dias 3 e 5 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, no Piauí, novas possibilidades para o mundo acadêmico e para o mercado.

De acordo com o professor Juan de Aguiar, chefe do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí, a CITER pode ser um divisor de águas para os próprios alunos, que terão contato com as novidades do setor. “Os alunos da nossa instituição estão sendo incentivados a participarem desses debates, desses momentos, porque será a partir dele que eles vão direcionar suas carreiras.  Nós sabemos que por meio da academia, da formação os alunos podem ser direcionados para as especialidades que serão, de fato, fomentadas nos próximos anos no estado do Piauí, no Brasil e no mundo”, explica.

“Aqui, já temos trabalhos, no sentido de formação em tecnologias de energias renováveis, engenharia elétrica, química, física, matemática, todos voltados para alguma parte de energias renováveis de forma direta ou indireta. Mas não apenas nos cursos de tecnologias, mas também em cursos básicos de administração, de direito. Esse tema tem vindo muito à tona para ser discutido, com o direcionamento das próximas carreiras”, completa o docente.

Tanto para o estado do Piauí quanto para as instituições de ensino, a CITER é uma oportunidade de colocar em prática o debate acerca do futuro energético e ambiental do planeta. Por isso, o professor Juan de Aguiar defende que este seja o momento de pensar nos benefícios que a conferência pode trazer. “A transição energética traz uma mudança social, econômica, cultural e daquilo que as tecnologias que serão implementadas dentro do estado, dentro de uma cadeia produtiva que será trazida juntamente com os empreendimentos.  O debate sobre elas é importante, nesse momento, porque direcionarão tanto a formação, como aquilo que precisa ser tratado do ponto de vista regulatório, do ponto de vista ambiental, como irá contribuir para a sociedade, além do ponto de vista econômico, do bem-estar, da questão do meio ambiente.”

Vantagens

Por fim, para o pesquisador, é importante definir como as diversas cadeias de produção devem ser implementadas, isso porque o processo possui custos, que devem ser reduzidos ao máximo, para não impactar o consumidor final. “Embora estejamos falando de transição energética para descarbonização, muitas vezes os recursos que utilizamos têm suas vantagens e desvantagens. Então, isso precisa ser exaurido para que as vantagens sejam sempre superiores, o que de fato são, mas, que a gente possa trazer algo consolidado para que essa conferência seja referência no setor”, conclui.

Participe

CITER ocorre nos dias 3, 4 e 5 de junho e as inscrições podem ser feitas no site do evento (citer.com.br). Durante os três dias, serão apresentados painéis e projetos, além da realização de feira de negócios na área de energias renováveis.