Por João Fernandes
Entre os dias 11, 12 e 13 de outubro, acontece pela primeira vez em Teresina, o XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior. O encontro promete impulsionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes. A programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações culturais, além de ações voltadas para o bem estar, saúde, empreendedorismo, com tópicos que abrangem desde atualizações acadêmicas até questões sociais e de saúde que impactam essa faixa etária.
O Fórum promete realizar atividades pautadas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, com uma formação continuada para idosos e contará com a participação de discentes das Universidades Abertas para a Terceira Idade do Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins entre outros. Veja alguns temas.
O teatro na vida das pessoas da Terceira Idade
No primeiro dia do Fórum Nacional, o Prof. Moises Chaves irá apresentar umas das oficinas do evento. Com a temática “Musicalidade corporal para a Terceira Idade”, será discutido o papel do teatro como ferramenta para estimular a manutenção da autonomia, da independência e da qualidade de vida das pessoas. Questionando, há idade para começar a fazer teatro? ou há idade para começar a fazer música? A ideia é mostrar que a qualquer momento, independentemente da fase da vida, pode-se começar a estimular a cognição e o protagonismo das pessoas idosas.
“Vamos estimular a descoberta do corpo e seus limites. Quando o corpo gera um movimento, ele gera um som, é isso que a gente chama de musicalidade. Vamos discutir o etarismo e formas de colocar as pessoas para se movimentar. Então, através do teatro, da música e da dança, a gente pode proporcionar uma vida mais saudável através do movimento”, destaca o professor.
Meditação e seus benefícios comprovados
No dia 12 de outubro, o professor Neto Pimentel irá mediar umas das oficinas do Fórum Nacional, com a temática “Meditação: Cura através da plena presença”. A proposta é mostrar que mais que relaxar, a meditação pode ter inúmeros benefícios para a saúde.
“Nós vamos apresentar três tipos de meditação. Através desse momento, vamos nos propor a entrar num estado alterado de consciência capaz de silenciar no vazio, ter mais poder de concentração, foco em tudo que você vai fazer, diminuir os índices de nível de estresse, ajuda a se libertar dos sentimentos de culpa e da ansiedade. Será um momento de profundo relaxamento do corpo e da mente”, destaca o professor.
O Docente comenta ainda que essas terapias alternativas são importantes, pois auxiliam o idoso a ter consciência sobre o envelhecimento. “O principal objetivo de uma meditação guiada é tornar-se presente no agora. Desta forma, não permitir que os pensamentos gerem sentimentos, buscando estimular os alunos a observar os pensamentos como se estivessem de fora”, finaliza o professor.
Empreendedorismo na Terceira Idade
Também no dia 12 de outubro, o Prof. Tales Antão, Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, promove uma das palestras do Fórum, com a temática “Empreendedorismo na Terceira idade”.
“Essa maturidade faz com que a pessoa da terceira idade se encoraje também a empreender e a realizar também os seus sonhos, de ter uma empresa ou abrir um negócio”, comenta o professor.
Em sua palestra, o professor apresenta como o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal dos idosos e como empreender pode ser um caminho para uma vida mais ativa.
“O aumento da expectativa de vida dos brasileiros já é uma realidade. Essa camada demográfica tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, muitas pessoas quando chegam à terceira idade optam por continuar trabalhando e utilizam da sua experiência, que adquiriram no trabalho ao longo de anos, como forma de se sentir útil, de continuar contribuindo com o mercado ou até mesmo como uma ferramenta para empreender”, finaliza.
Estes são alguns dos temas que serão apresentados no XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, confira outros temas que serão trabalhados no evento:
Confira a programação:
Dia 10/10/2023
Curso 01: Mídias Sociais – As Multifaces dos 60+ Na Grande Rede. (Prof.Me. Marcos Teodoro RJ)
Curso 02: Treinamento Cognitivo computadorizado
(Prof. Dr.Welyton Paraiba PI)
Curso 03: Sugestão elaboração de projetos para captação de recursos para as Unatis
(Prof. Cristiano RS)
Dia 11/10/2023
Palestra: Etarismo, um novo nome para um velho preconceito
Prof.Dr. Emídio Marques de Matos Neto
Mesa Redonda: A situação do Idoso na Família de Hoje. Dr. Adjar mendes e Dr. Renato Veras -Diretor da UnATI/UERJ
Oficina 01 Envelhecimento e Sexualidade: Desafios e Oportunidades
Profa.Esp. Marcial Leal
Oficina -02 Saúde Mental do Idoso
Profa:Esp. Cleopatra
Oficina-03-Meditação: Cura através da plena presença
Prof.Dr. Neto Pimentel
Oficina-04 Empreendedorismo na Terceira idade
Prof.Me. Tales Antão
Oficina -05 Lazer e autonomia do idoso
Prof.Dr. Edvaldo Cesar
Oficina-06 Musicalidade corporal para a Terceira Idade
Prof.Esp. Moises Chaves
Blue Tree Hotel
Palestra: O Modelo de cuidado para o idoso. A busca da qualidade de vida.
Prof.Dr. Renato Veras – Diretor da UnATI/UERJ
Dia 12/10/2023
Oficina-01 Envelhecimento e Sexualidade: Desafios e Oportunidades
Profa.Esp. Marcial Leal
Oficina -02 Saúde Mental do Idoso
Profa:Esp. Cleopatra
Oficina-03-Meditação: Cura através da plena presença
Prof.Dr. Neto Pimentel
Oficina-04 Empreendedorismo na Terceira idade
Prof.Me. Tales Antão
Oficina -05 Lazer e autonomia do idoso
Prof.Dr. Edvaldo Cesar
Oficina-06 Musicalidade corporal para a Terceira Idade
Prof.Esp. Moises Chaves
Palestra: O Modelo de cuidado para o idoso. A busca da qualidade de vida.
Prof.Dr. Renato Veras – Diretor da UnATI/UERJ
Palestra: Relembrando memoria
Prof.Me. Vagner Moura
Oficina-01 A importância da Psicomotridade do idoso
Prof Dr.Rosa Neto SC
Oficina -02 Jogos de Estimulação Cognitiva
Prof.Dr. Welyton Paraiba e ProfªMa Nilce Oliveira
Dia 13/10/2023
Palestra: Educação Continuada para o Idoso ensuas pertinencias
Prof:Dr.Denis Barros de Carvalho-PI
Mesa redonda: Atividade física, saúde e envelhecimento: Corazza, Rafael e Cristiano
Mesa redonda: Motricidade do idoso
Prof. Dr.Rosa Neto e Prof.Me.GerardoCampelo
Palestra: Tecnologias Sociais nas Universidades.
Dra Neila Barbosa e Dr. Luiz Sinésio