Floriano UESPI: Coordenação do curso de Letras Português organiza Semana Nacional de Letras entre os dias 22 e 25 de agosto

Por Giovana Andrade

A Coordenação do curso de Letras Português do campus Josefina Demes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Floriano, está organizando a Semana Nacional de Letras, que acontecerá no auditório do próprio campus, entre os dias 22 e 25 de agosto.

O evento será híbrido, pela manhã, com palestras online e, tarde e noite, com a programação presencial. As inscrições para os ouvintes devem ser feitas até o dia 15 de agosto e para os participantes quem irão submeter trabalho até o dia 10 de agosto, ambos, via formulário online. O evento contará com palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de comunicações e apresentações artístico-culturais.

A Coordenadora do curso e organizadora, Tarcilane Fernandes,  explica que a ideia partiu de um desejo como coordenadora do curso de oferecer no campus um evento acadêmico grandioso, que oportunizasse aos discentes participarem diretamente de todo o processo de articulação e organização. “Junto comigo, tem mais três estudantes participando da organização, o Tharlisson Costa Sousa, a Michele Barros e Maria das Dores Ozório. E tem os demais discentes ajudando na logística do evento. Nosso evento, híbrido, permitirá a participação de pessoas de outros lugares e possibilitará também uma diversificação maior de palestras e conferências. A prova disso é que nossa Semana contará com pesquisadores do Piauí, dos campi da UESPI e da UFPI, de outros estados (São Paulo, Rio de Janeiro) e de outro país, como a palestra que teremos da Dra. Helena Topa Valentim, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)”.

Ainda de acordo com a Coordenadora, os discentes terão protagonismo no evento, além de estarem envolvidos em todo o processo organizacional, com a criação de páginas nas redes sociais e sites, eles também estarão à frente de muitas atividades artístico-culturais que terá na Semana, como a apresentação de músicas, recitação de poesias e a dramatização da peça teatral piauiense “Raimunda Pinto, sim, Senhor”. “Fizemos parcerias com hotéis da cidade, que oferecerão hospedagem a preços acessíveis e a Universidade disponibilizará um ônibus para conduzir os estudantes que virão de fora até o local do evento”.

Sobre a Inscrição

O evento é voltado para discentes e professores, sobretudo da área de Letras (linguística, literatura) e pedagogia, porém, qualquer pessoa que se interessar pode participar.

Valor da inscrição: $ 30,00 com direito à participação no evento e a um minicurso. Ao concluir sua inscrição e efetuar seu pagamento, você deve enviar o comprovante de pagamento para o e-mail: semananacionaldeletras@gmail.com e aguardar a confirmação da sua participação.

Todos os pagamentos devem ser feitos para a seguinte conta bancária: Agência 3178-x / C. Corrente 212336-3, via transferência bancária, ou via pix com a chave e-mail tarcilanefernandes@frn.uespi.br

Para quem for participar apenas da parte online receberá certificado de 16h mais o certificado de apresentação de comunicação pra quem for apresentar trabalho, para quem participar da forma online e presencial, receberá certificado de 56h mais o certificado de apresentação de comunicação pra quem for apresentar trabalho.

Confira as Diretrizes para escrita e envio do resumo

Após a apresentação dos resumos os organizadores do evento entrarão em contato com os participantes para a publicação dos mesmo pela a editora da instituição com o ISBN.

Neste link você confere a programação do evento ou através do Instagram @semanadeletras.uespi.