FAQ UESPI: dúvidas frequentes da comunidade acadêmica

Cronograma para matrículas curriculares para alunos da graduação presencial no período 2022.1.

Matrícula Curricular para alunos calouros pertencentes ao SiSU 2022.1: 01 de agosto a 05 de agosto

Matrícula Curricular dos alunos veteranos sem pendência para o semestre 2022.1: 24 de agosto a 02 setembro

Matrícula Curricular dos alunos veteranos com pendência para o semestre 2022.1: 19 de setembro a 29 de setembro

Como pedir dispensa de disciplina?

O prazo para solicitação de dispensa de disciplina é divulgado no calendário acadêmico letivo. Durante o período, o interessado deve solicitar através do protocolo acadêmico online.

Após acessar o sistema do protocolo online, o aluno deve preencher o “Formulário do aluno” com seus dados, marcar a opção “Aproveitamento de disciplina cursada”, informar o nome da disciplina que deseja dispensar no campo “observações”. Após isso, enviar para protocoloacademico@preg.uespi.br, com o histórico da disciplina cursada como comprovante.

Como solicitar o histórico acadêmico e declaração?

O histórico acadêmico e a declaração podem ser acessado diretamente no sistema aluno online, na aba documentos, ou solicitar junto ao Divisão de Controle Acadêmico e Diplomação-DCAD pelo email: dcad@preg.uespi.br com o assunto “Declaração de vínculo acadêmico” informando no e-mail nome completo, matrícula, curso e campus.

Como cancelar a matrícula?

Na página do protocolo acadêmico baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br com uma cópia do RG anexado.

Como trancar o curso?

No calendário acadêmico da UESPI é aberto um período para realizar a solicitação através do protocolo online, com envio da solicitação para protocoloacademico@preg.uespi.br. Os alunos devem observar o prazo para realizar o procedimento.

Só podem trancar o curso os alunos a partir do 3°período. O trancamento da matrícula no período só pode ser concedido mediante solicitação do aluno por dois períodos consecutivos ou três intercalados.

No período de solicitação os interessados devem seguir o seguinte passo a passo:

Acessar o site da UESPI;

Na sessão “Serviços”, disponível na home do site, acessar a opção “Protocolo”;

Na página do protocolo acessar o link “Formulário do Aluno”;

O aluno deve:

Imprimir o documento;
Preencher;
Digitalizar;
Enviar para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br
Também é necessário enviar para o e-mail descrito acima o histórico acadêmico, disponível no sistema aluno online.

Qual a diferença entre Auxílio e Bolsa?

Os auxílios possuem a característica de viabilizar o acesso e a permanência, dentro do ambiente acadêmico, dos alunos em vulnerabilidade social. As bolsas possuem um importante papel, o de contribuir para a formação profissional dos discentes contemplados.